Sumário
R
E
G -
7
8
9
.1
4
7
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
2
1 - A EVOLUÇÃO DA IDEOLOGIA DA QUALIDADE: HISTÓRIA
1.1 - Introdução ....................................................................................................................6
1.2 - O Que é Qualidade Afinal? .........................................................................................7
1.3 - A História da Qualidade .............................................................................................8
1.4 - Preocupação com a qualidade .................................................................................10
1.5 - A Gestão da Qualidade Total ....................................................................................10
1.6 - A Qualidade Pelo Mundo ..........................................................................................12
1.7 - Enfoque Japonês ........................................................................................................13
1.8 - Os Conceitos Básicos da Qualidade Total no Toyotismo .....................................14
1.9 - A Gestão da Qualidade no Brasil .............................................................................14
2 - OS PRINCIPAIS PENSADORES DA QUALIDADE
3 - AUDITORIA DA QUALIDADE
3.1 - Auditoria .....................................................................................................................20
3.2 - Fases da Auditoria ......................................................................................................21
3.3 - Objetivos da Auditoria .............................................................................................22
3.4 - Princípios da Execução da Auditoria .....................................................................22
3.5 - Princípios da Auditoria .............................................................................................23
3.6 - Por que as Auditorias Falham? ................................................................................24
3.7 - Auditoria Interna .......................................................................................................24
3.8 - O Auditor Interno ......................................................................................................25
3.9 - Auditoria Externa ......................................................................................................25
3.10 - Competência e Avaliação de Auditores ...............................................................25
4 - ISO
4.1 - ISO 9000 ......................................................................................................................32
4.2 - Princípios da Gestão da Qualidade ........................................................................34
4.2.1 - Princípio 1: Foco no cliente .............................................................................................................................................34
4.2.2 - Princípio 2: Liderança .......................................................................................................................................................34
4.2.3 - Princípio 3: Envolvimento das pessoas ......................................................................................................................35
4.2.4 - Princípio 4: Abordagem por processos ......................................................................................................................35
4.2.5 - Princípio 5: Abordagem sistêmica para a gestão ...................................................................................................35
4.2.6 - Princípio 6: Melhoria contínua ......................................................................................................................................36