Capítulo 1
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Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto
Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo
Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema
Era da Gestão da Qualidade Total (“Total Quality Management - TQM”) – Qualidade com foco
no negócio
1.4 - Preocupação com a qualidade
A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova
filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas
adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova
filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um
sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas
de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos
os aspectos de sua operação.
Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e
precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of
Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle
estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial
silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta”
do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura
gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial.
A crise dos anos 70 trouxe à tona a importância da disseminação de informações. Variáveis
informacionais, sócio culturais e políticas passaram a ser fundamentais e começaram a determinar
uma mudança no estilo gerencial. Na década de 80, o planejamento estratégico se consolida
como condição necessária, mas não suficiente se não estiver atrelado às novas técnicas de gestão
estratégica. A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, econômicas,
informacionais, sociais, psicológicas e políticas que formam um sistema de caracterização técnica,
política e cultural das empresas. Tem também, como seu interesse básico, o impacto estratégico da
qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em
consideração a sociedade competitiva atual. A competitividade e o desempenho das organizações
são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos.
Dentre eles destacam-se:
a) deficiências na capacitação dos recursos humanos;
b) modelos gerenciais ultrapassados, que não geram motivação;
c) tomada de decisões que não são sustentadas adequadamente por fatos e dados;
d) posturas e atitudes que não induzem à melhoria contínua.
1.5 - A Gestão da Qualidade Total
Foco no
Cliente
Envolvimento
das Pessoas
GQT
Melhoria dos
Processos
Figura 1.5