Capítulo 1

10

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Era da Inspeção – Qualidade com foco no produto 
Era do Controle Estatístico da Qualidade – Qualidade com foco no processo 
Era da Garantia da Qualidade – Qualidade com foco no sistema 
Era da Gestão da Qualidade Total (“Total Quality Management - TQM”) – Qualidade com foco 
no negócio 

1.4 - Preocupação com a qualidade

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova 

filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas 
adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova 
filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um 
sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas 
de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos 
os aspectos de sua operação. 

Logo após a Segunda Guerra Mundial, o Japão se apresenta ao mundo literalmente destruído e 

precisando iniciar seu processo de reconstrução. W.E. Deming foi convidado pela Japanese Union of 
Scientists and Engineers ( JUSE ) para proferir palestras e treinar empresários e industriais sobre controle 
estatístico de processo e sobre gestão da qualidade. O Japão inicia, então, sua revolução gerencial 
silenciosa, que se contrapõe, em estilo, mas ocorre paralelamente, à revolução tecnológica “barulhenta” 
do Ocidente e chega a se confundir com uma revolução cultural. Essa mudança silenciosa de postura 
gerencial proporcionou ao Japão o sucesso de que desfruta até hoje como potência mundial. 

A crise dos anos 70 trouxe à tona a importância da disseminação de informações. Variáveis 

informacionais, sócio culturais e políticas passaram a ser fundamentais e começaram a determinar 
uma mudança no estilo gerencial. Na década de 80, o planejamento estratégico se consolida 
como condição necessária, mas não suficiente se não estiver atrelado às novas técnicas de gestão 
estratégica. A gestão estratégica considera como fundamentais as variáveis técnicas, econômicas, 
informacionais, sociais, psicológicas e políticas que formam um sistema de caracterização técnica, 
política e cultural das empresas. Tem também, como seu interesse básico, o impacto estratégico da 
qualidade nos consumidores e no mercado, com vistas à sobrevivência das empresas, levando-se em 
consideração a sociedade competitiva atual. A competitividade e o desempenho das organizações 
são afetados negativamente em termos de qualidade e produtividade por uma série de motivos. 
Dentre eles destacam-se: 

a) deficiências na capacitação dos recursos humanos; 

b) modelos gerenciais ultrapassados, que não geram motivação; 

c) tomada de decisões que não são sustentadas adequadamente por fatos e dados;

d) posturas e atitudes que não induzem à melhoria contínua.

1.5 - A Gestão da Qualidade Total

Foco no

Cliente

Envolvimento

das Pessoas

GQT

Melhoria dos

Processos

Figura 1.5