9
A Evolução da Ideologia da Qualidade: História
R
E
G -
7
8
9
.1
4
7
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
2
Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou
o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou
espiritual
Figura 1.3
A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas
organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral.
No final do 2º. milênio vivemos o cenário da busca da Qualidade Total nas empresas como
fator de sobrevivência e competitividade. Hoje, nos primeiros passos do 3º. Milênio, para melhor
compreender a evolução do conceito Qualidade é importante analisarmos “de onde viemos”, a
fim de entendermos “onde estamos”, para então sabermos, “para onde estamos indo” na trilha de
evolução da Qualidade no mundo. Neste sentido, a arte de se obter Qualidade experimentou uma
grande evolução no século XX, partindo da mera inspeção de produtos acabados à visão estratégica
de negócios. Esta evolução pode ser analisada conforme seu contexto no Ocidente, no Japão e no
mundo como um todo. A Evolução da Qualidade no Ocidente Voltando no tempo, especialmente a
partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de
unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos da América, a Qualidade evoluiu
até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade
assumiu formas distintas:
Figura 1.4