9

A Evolução da Ideologia da Qualidade: História

R

E

G - 

7

8

9

.1

4

7

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

2

Qualidade existe desde que o mundo é mundo. Ao longo da história o homem sempre procurou 

o que mais se adequasse às suas necessidades, fossem estas de ordem material, intelectual, social ou 
espiritual

Figura 1.3

A relação cliente-fornecedor sempre se manifestou dentro das famílias, entre amigos, nas 

organizações de trabalho, nas escolas e na sociedade em geral. 

No final do 2º. milênio vivemos o cenário da busca da Qualidade Total nas empresas como 

fator de sobrevivência e competitividade. Hoje, nos primeiros passos do 3º. Milênio, para melhor 
compreender a evolução do conceito Qualidade é importante analisarmos “de onde viemos”, a 
fim de entendermos “onde estamos”, para então sabermos, “para onde estamos indo” na trilha de 
evolução da Qualidade no mundo. Neste sentido, a arte de se obter Qualidade experimentou uma 
grande evolução no século XX, partindo da mera inspeção de produtos acabados à visão estratégica 
de negócios. Esta evolução pode ser analisada conforme seu contexto no Ocidente, no Japão e no 
mundo como um todo.  A Evolução da Qualidade no Ocidente Voltando no tempo, especialmente a 
partir da Revolução Industrial, com o desenvolvimento das ferramentas de trabalho e dos sistemas de 
unidades de medidas, tanto na Inglaterra quanto nos Estados Unidos da América, a Qualidade evoluiu 
até nossos dias essencialmente através de quatro Eras, dentro das quais a arte de obter Qualidade 
assumiu formas distintas:

Figura 1.4