Sumário

R

E

G - 
4

3

4.

2

0

4

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

1 - FUNDAMENTOS E TÉCNICAS DE AUDITORIA

1.1 - Auditoria .......................................................................................................................9

1.2 - Auditoria Interna e Externa .......................................................................................9

2 - NOÇÕES SOBRE PLANEJAMENTO, QUALIDADE E PRODUTIVIDADE 

2.1 - Planejamento ..............................................................................................................11

2.1.1 - Riscos da Auditoria .............................................................................................................................................................12

2.2 - Monitoramento e Controle de Qualidade .............................................................12

2.3 - Produtividade .............................................................................................................13

2.3.1 - Procedimentos da Auditoria Interna ...........................................................................................................................13

2.3.2 - Método de Auditoria para Análise e Coleta de Informações na Produção ..................................................14

3 - GESTÃO DE PROCESSOS

3.1 - Benefícios na Gestão por Processo .........................................................................16

4 - SISTEMA DE GESTÃO INTEGRADA – SGI

4.1 - Normas Técnicas .........................................................................................................17

4.1.1 - Ciclo do PDCA na Implementação do SGI .................................................................................................................17

5 - ISO 9001:2008 - SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

5.1 - Requisitos Gerais ........................................................................................................19

5.2 - Controle de Dados e Documentos .........................................................................20

5.2.1 - Manual da Qualidade ........................................................................................................................................................21

5.2.2 - Controle de Documentos  ...............................................................................................................................................21

5.2.3 - Controle de Registros .......................................................................................................................................................21

5.3 - Responsabilidade da Gestão ....................................................................................21

5.3.1 - Comprometimento da Direção .....................................................................................................................................22

5.3.2 - Foco no Cliente ...................................................................................................................................................................22

5.3.3 - Política da Qualidade ........................................................................................................................................................22

5.3.4 - Planejamento do sistema de gestão da qualidade ...............................................................................................23

5.4 - Responsabilidade, Autoridade e Comunicação ...................................................23

5.4.1 - Representante da direção ...............................................................................................................................................23

5.4.2 - Comunicação Interna .......................................................................................................................................................23

5.5 - Gestão de Recursos ...................................................................................................23

5.5.1 -  Provisão de recursos.........................................................................................................................................................23

5.5.2 - Recursos humanos.............................................................................................................................................................23

5.5.3 - Competência, treinamento e conscientização .......................................................................................................23

5.5.4 - Infraestrutura .......................................................................................................................................................................24

5.5.5 - Ambiente de trabalho ......................................................................................................................................................24