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Gestão de Processos
A evolução tecnológica tem oferecido as organizações grande quantidade de aplicações para
atender suas necessidades. As organizações são constituídas através de uma complexa combinação de
recursos humanos, intelectuais, instalações, equipamentos, sistemas computacionais, informatizados,
estrutural e outros, independentes e interligados, que devem seguir os mesmos objetivos, afetando
positivamente ou negativamente a organização.
A excelência dependerá do desempenho e sucesso no negócio, compreendidas e gerenciadas
segunda a visão interna de processos, sendo essencial o conhecimento dos clientes do processo, seus
requisitos e o que cada atividade irá adicionar de valor na busca pelo atendimento a esses requisitos.
Um negócio de sucesso é construído através de processos que alinham os recursos disponíveis
aos objetivos da empresa, seja fornecendo produtos ou serviços a consumidores, colaborando com
parceiros comerciais, ou coordenando esforços dos colaboradores, nesse contexto, os processos, no
seu final, unificam o produto (ou serviço), sua marca e seu valor.
Em poucas palavras, para Campos (2009) a gestão de processos, “é a habilidade de se obter
total visibilidade e controle de ponta a ponta sobre todas as etapas de uma transação que viaje por
múltiplas aplicações, interaja com diversas pessoas, em uma ou mais companhias”.
Um processo, atividade, tarefa ou procedimento, possui um tempo de ciclo, que é o tempo
necessário para a sua execução, sendo compostos por início, meio e fim de uma parte executável,
podendo variar em função de fatores e comprometer a eficiência do processo, além da produtividade
e lucratividade da organização.
De acordo com Antônio Dutra Júnior, a solução de Gestão de Processos precisa de quatro macro
atividades fundamentais:
“Modelagem: Consiste na definição e na construção gráfica de uma representação
do processo, que deve contemplar todos os componentes ativos necessários ao
processo, múltiplos steps, subprocessos, processos paralelos, caminhos, regras
de negócio, tratamento de exceções e tratamento de erros.
Integração: Representa a conexão entre os componentes do processo, para a
troca de informações necessária ao atingimento do seu objetivo. Para aplicações,
isto significa a introspecção e interação com os sistemas da empresa. Para
pessoas, representa a utilização de um portal para a interação e o cumprimento
do seu papel dentro do processo.
Monitoramento: Significa a utilização de uma console que permita a visualização
gráfica dos processos em atividade, suas várias instâncias e atividades já
executadas e como elas foram executadas.
Otimização: É a capacidade de analisar, através de uma interface OLAP, os
processos ativos, evidenciando seus pontos fracos e oferecendo instrumentos
para a sua melhoria e modificação em tempo real com latência zero (DUTRA JR.,
2007, p.3).”
Os processos são implantados pelas empresas para tornar seu processo de gerenciamento mais
rápido e eficaz. A confiabilidade dos resultados gerados nesse processo que transforma simples dados
em informações a partir das quais os empresários, utilizando-se de sua experiência administrativa,
tomam decisões com vistas no objetivo comum da empresa.