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Noções Sobre Planejamento,
Qualidade e Produtividade
2.1 - Planejamento
O planejamento do trabalho da Auditoria deverá compreender exames preliminares das áreas,
atividades, produtos e processos, e diante desse aspecto definir a amplitude e quando os trabalhos
serão realizados, de acordo com as bases estabelecidas pela entidade.
Os trabalhos devem ser planejados de formar a realizar uma revisão eficaz, obtendo e atualizando
seu conhecimento sobre o objeto, departamento ou negócio estudado que incluam aspectos sobre
a organização.
Planejar é fundamental, uma vez que, o sucesso do auditor dependerá dessa etapa, levando em
consideração o tempo adequado para sua realização, visto que, a redução do tempo adequado para
o planejamento poderá resultar em problemas de execução, percebido no tempo total de realização
do trabalho e qualidade.
Caso seja necessário, poderão ser acrescidos conhecimentos adicionais, técnicas, materiais e
metodologias exteriores à empresa.
De acordo com a Resolução 986/03, o planejamento deve considerar fatores relevantes na
execução dos trabalhos, em especial os seguintes:
“(...)
a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos
da entidade;
b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas
contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade;
c) a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna
a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade;
d) existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam
no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;
e) o uso do trabalho de especialistas;
f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações
e operações;
g) o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a
trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados;
h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores
internos; e
i) o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade”.
O planejamento deverá ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados,
de modo que o nível de detalhe seja compreendido para que os procedimentos sejam aplicados, em
termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.
Os programas de trabalho deverão servir como guia e meio de controle em sua execução, e de
acordo com as circunstâncias revisadas e atualizadas para atender a execução do programa de trabalho.