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Noções Sobre Planejamento, 

Qualidade e Produtividade 

2.1 - Planejamento

O planejamento do trabalho da Auditoria deverá compreender exames preliminares das áreas, 

atividades, produtos e processos, e diante desse aspecto definir a amplitude e quando os trabalhos 
serão realizados, de acordo com as bases estabelecidas pela entidade.

Os trabalhos devem ser planejados de formar a realizar uma revisão eficaz, obtendo e atualizando 

seu conhecimento sobre o objeto, departamento ou negócio estudado que incluam aspectos sobre 
a organização. 

Planejar é fundamental, uma vez que, o sucesso do auditor dependerá dessa etapa, levando em 

consideração o tempo adequado para sua realização, visto que, a redução do tempo adequado para 
o planejamento poderá resultar em problemas de execução,  percebido no tempo total de realização 
do trabalho e qualidade.

Caso seja necessário, poderão ser acrescidos conhecimentos adicionais, técnicas, materiais e 

metodologias exteriores à empresa.

De acordo com a Resolução 986/03, o planejamento deve considerar fatores relevantes na 

execução dos trabalhos, em especial os seguintes:

“(...)

a) o conhecimento detalhado da política e dos instrumentos de gestão de riscos 
da entidade; 

b) o conhecimento detalhado das atividades operacionais e dos sistemas 
contábil e de controles internos e seu grau de confiabilidade da entidade; 

c) a natureza, a oportunidade e a extensão dos procedimentos de auditoria interna 
a serem aplicados, alinhados com a política de gestão de riscos da entidade; 

d) existência de entidades associadas, filiais e partes relacionadas que estejam 
no âmbito dos trabalhos da Auditoria Interna;

e) o uso do trabalho de especialistas; 

f) os riscos de auditoria, quer pelo volume ou pela complexidade das transações 
e operações; 

g) o conhecimento do resultado e das providências tomadas em relação a 
trabalhos anteriores, semelhantes ou relacionados; 

h) as orientações e as expectativas externadas pela administração aos auditores 
internos; e 

i) o conhecimento da missão e objetivos estratégicos da entidade”.

O planejamento deverá ser documentado e os programas de trabalho formalmente preparados, 

de modo que o nível de detalhe seja compreendido para que os procedimentos sejam aplicados, em 
termos de natureza, oportunidade, extensão, equipe técnica e uso de especialistas.

Os programas de trabalho deverão servir como guia e meio de controle em sua execução, e de 

acordo com as circunstâncias revisadas e atualizadas para atender a execução do programa de trabalho.