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Fundamentos e Técnicas
de Auditoria
1.1 - Auditoria
O cenário das organizações vem demandando, a cada dia, a adoção de medidas e técnicas de
acompanhamento e controle com objetivo de minimizar falhas e evitar problemas que coloquem em
risco a imagem da entidade, diante dos acionistas, dos clientes e do mercado em geral.
Conforme Muller:
“A auditoria deve ser compreendida como um conjunto de ações de
assessoramento e consultoria. A verificação de procedimentos e a validação dos
controles internos utilizados pela organização permitem ao profissional auditor
emitir uma opinião de aconselhamento à direção ou ao staff da entidade em
estudo, garantindo precisão e segurança na tomada de decisão. Muitas vezes
o trabalho é executado com a finalidade de atender a interesses de acionistas,
investidores, financiadores e do próprio Estado, ou para cumprir normas legais
que regulam o mercado acionário (MULLER, pag. 01)”.
Essas ações em um ambiente corporativo tem proporcionado a evolução na aplicação de
mecanismos, com o objetivo não apenas de encontrar e mensurar possíveis problemas, mas também
oferecendo alternativas e soluções.
O trabalho de auditoria, ainda que em determinados momentos faça questionamentos e
fiscalizações, não tem como objetivo “policiar” profissionais ou suas atividades dentro do contexto
empresarial.
Nesse contexto, como todas as profissões, a auditoria também possui fundamentos para o correto
exercício e execução dos procedimentos a serem seguidos.
1.2 - Auditoria Interna e Externa
Em um contexto geral, o trabalho realizado pela auditoria interna é idêntico aquele executado pela
Auditoria externa. Ambas realizam seus trabalhos utilizando-se das mesmas técnicas de auditoria,
voltadas para o controle interno como ponto de partida de seu exame e formulam sugestões de
melhorias para as deficiências encontradas. No entanto o trabalho executado pelo auditor interno
tem características diferentes do trabalho executado pelo auditor externo.
Para Muller:
“Existem diferenças entre o trabalho do Auditor Externo, profissional contratado
pela organização para a realização do trabalho de forma independente, sem
vínculo empregatício, e o do Auditor Interno, funcionário integrante dos quadros
da empresa. Enquanto este pretende testar a eficiência dos controles internos e
dos sistemas utilizados, o Auditor Externo é um consultor que pode auxiliar na
melhor adequação dos registros contábeis da empresa, inclusive com a emissão
do Parecer, se necessária. O Auditor Interno preocupa-se com o desenvolvimento
do empreendimento da entidade e o Auditor Externo, com a confiabilidade dos
registros (MULLER, pag. 03)”.