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Modais de Transportes

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5

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9

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0

1

PRINCIPAIS FERROVIAS

América Latina Logística
Companhia Ferroviária do Nordeste – CFN
Estrada de Ferro Carajás – EFC
Estrada de Ferro Vitória / Minas – EFVM
Estrada de Ferro Trombetas – EFT
Estrada de Ferro Jari – EFJ
Estrada de Ferro do Amapá – EFA
Ferrovia Centro-Atlântica S.A – FCA
Ferrovia Bandeirantes S.A – FERROBAN
Ferrovia Norte Brasil S.A – FERRONORTE
Ferrovia Norte – Sul
Ferrovia Novoeste S.A.
Ferrovia Paraná S.A. – FERROPAR
Ferrovia Tereza Cristina S.A. – FTC
MRS – Logística S.A.
Rede Ferroviária Federal S.A. - RFFSA

Processo de Transporte

Um vagão tem 20 Tons de tara
Uma Locomotiva tem 120 Tons de tara
Um vagão transporta até 96 tons
Três Locomotivas transportam até 100 vagões
O sistema roda-trilho reduz o atrito dos materiais tornando altamente eficiente em termos 
energéticos
O maior custo de operação de uma ferrovia é o custo fixo

Vantagens Logísticas

Transportam grande quantidade de carga por viagem
Percorre longas distâncias
Flexível quanto às mercadorias
Custo menor em relação ao rodoviário para grandes volumes de mercadoria
A velocidade é boa para longas distâncias
Não são prejudicadas pelo tempo ou tráfego competitivo
Pode utilizar o vagão ou o próprio container para o transporte

Desvantagens Logísticas

Tem custos altos e baixa segurança (Brasil) para produtos de alto valor agregado e pequenos.
Tem frequências de saídas menores em relação ao rodoviário
Seu tempo de trânsito é maior
Ineficiente para curtas distâncias
Os custos de manuseio são altos
Não serve para serviço à domicílio
É ineficiente para alguns produtos

Principais problemas das Ferrovias

Invasão da faixa de domínio nos centros urbanos e nos acessos aos portos;
Utilização compartilhada das linhas para passageiros e cargas na Região Metropolitana de São 
Paulo;
Idade média elevada e quantidade insuficiente de vagões e locomotivas;
Interação operacional deficiente das malhas;
Traçado das linhas incompatível com as condições atuais.