11

Evolução da Logística

R

E

G - 

5

4

9

.80

7

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

1

2.4 - 4ª Fase da Evolução da Logística: Integração 

Estratégica 

Logística 

 

»Evolui do caráter de mero redutor de custos para o caráter de elemento estratégico na 

manutenção e conquista de mercados consumidores;

Logística 

 

»Meio para agregação de valor ao produto e ganho de competitividade;

Crescente preocupação dos impactos ambientais das atividades logísticas;
Aumento da importância da logística reversa (Processo logística de coleta e reuso de materiais 
recicláveis) como meio de preservação de recursos naturais;
Uso intensivo da tecnologia da informação – TI (Exemplo: internet, intranet, código de barra, 
softwares de armazenagem e roteamento etc.);
Desverticalização do processo produtivo (Terceirização de etapas não correlatadas ao cerne do 
processo produtivo). Empresas focadas em seu core competence;
Busca contínua de maximização da satisfação do consumidor final, eliminando desperdícios, 
reduzindo custos e aumentando eficiência;
Adoção do postponement (Postergação de etapas produtivas) ao longo do processo produtivo. 
Exemplo: Automóveis produzidos na França tem seus componentes de acabamento final 
montados na viagem de trem até seu destino final na Espanha.
Integração plena entre todos os participantes da C.S. num relacionamento tipo Ganha-Ganha 
com ganho potencial máximo para toda a cadeia.

 SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) é a integração dos processos industriais e comerciais, partindo 

do consumidor final e indo até os fornecedores iniciais, gerando produtos, serviços e informações que 
agregam valor para o cliente.

AB

C

D

E

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT (SCM) é a intgração dos
processos industriais e comerciais, partindo do consumidor
final e indo até os fornecedores iniciais. gerando produtos,
serviços e informações que agregam valor para o cliente.

Fornecedor

matéria-prima

Fornecedor

componentes

Manufatura

Distribuidor

Consumidor

Varejista

Figura 2.4