Capítulo 1
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Alguns autores americanos como LALONDE, GRABNER e ROBESON (1970) mostraram a importância
da logística sob um outro ponto de vista. Eles destacaram a parcela de custos que ela assume no
preço final dos produtos ou nos custos de operação de uma empresa, conforme figura a seguir:
Venda
de 1 US$
Lucro = 4 centavos
Custos logísticos = 21
centavos
Custos de marketing =
27 centavos
Custos de fabricação =
48 centavos
Figura 1.1 -Fonte Lambert, Stock e Vantine, 1998
Os autores mostraram que para cada venda de 1 dólar americano em produtos, a empresa tinha
4 centavos de lucro, 27 centavos eram relativos aos custos de marketing, 48 centavos referiam-se aos
custos de fabricação do produto e 21 centavos eram CUSTOS DE LOGÍSTICA.
Isso evidencia a necessidade de se planejar, controlar e executar bem as tarefas da logística para
que o empresário consiga auferir maiores margens de lucro ao reduzir os custos de logística, além dos
custos de marketing e de produção.
Estima-se no Brasil que os gastos com as atividades logísticas correspondam a cerca de 17% do
PIB, com base no fato de que os gastos com transportes correspondem a 10% do PIB e que na média
o transporte corresponde a 60% dos custos logísticos (FLEURY, 2000). Os custos logísticos também
correspondem a 19% da receita total, de forma que a redução desses custos resulta em maior lucro
para a organização.