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Fundamentos da Administração
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Eficácia: É o objetivo alcançado. O resultado final do trabalho tendo relação com a satisfação
das necessidades. Compreendendo melhor o conceito de eficiência e eficácia já podemos nos
dizer aptos a nos aprofundar no entendimento das quatro principais funções administrativas
citadas por Fayol.
Figura 1.3
Planejar: Segundo Chiavenato (1995) o planejamento é a função administrativa que determina
antecipadamente o que se deve fazer e quais objetivos devem ser alcançados, e visa dar condições
racionais para que se organize e dirija a empresa ou seus departamentos ou divisões a partir de certas
hipóteses a respeito da realidade atual e futura.
Organizar: Chiavenato (1995) define a organização como uma função administrativa através da
qual a empresa reúne e integra os seus recursos, define a estrutura de órgãos que deverão administrá-
los, estabelece a divisão de trabalho através da diferenciação, pratica o planejamento, o controle e a
avaliação para atingir os seus objetivos.
Direção: Vem após o planejamento e a organização. A direção se preocupa com a execução das
operações propriamente ditas, tendo em vista o alcance dos objetivos. Segundo Chiavenato (1995), “é
a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente,
de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”.
Controle: É a função administrativa que consiste em medir e corrigir o desempenho de
colaboradores para assegurar que os objetivos da empresa e os planos delineados para alcançá-los
sejam realizados.
Para que as quatro funções administrativas funcionem e proporcionem a organização um
desenvolvimento adequado é necessário a presença da liderança. A descentralização de tarefas é um
ponto importante e deve ser tratado com maior cuidado e importância possível. Para que tudo ocorra
da melhor forma possível o papel da liderança, outra função administrativa deve se fazer presente .
Liderar significa criar uma cultura compartilhada e criar valores, comunicar metas aos funcionários
por toda a organização e infundir nestes funcionários o desejo de desempenhar um nível mais alto.
A Teoria Geral da Administração (TGA) surgiu no momento em que as organizações alcançaram
um certo tamanho e complexidade (no início do século XX). É um conjunto orgânico e integrado de
teorias, hipóteses e ideias a respeito da administração como ciência, técnica e arte. Essa teoria oferece
aos dirigentes das organizações modelos e estratégias adequadas para a solução de problemas
empresariais.
A Teoria Geral da Administração (TGA) atravessou diversas fases diferentes e que se superpõem.
Cada fase realça e enfatiza um aspecto importante da administração, chamado de variável da
administração.
Todas as teorias administrativas são válidas, embora cada uma valorize uma ou algumas das cinco
variáveis básicas da teoria geral da administração. Na verdade, cada teoria surgiu como uma resposta
aos problemas empresariais mais relevantes de sua época, mas todas são ainda aplicáveis às situações
atuais, e o administrador precisa conhecê-las bem para ter a sua disposição uma série de alternativas
adequadas para a situação.