Capítulo 1
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1.4 - Níveis organizacionais
Como vimos na ilustração 1.2 o administrador, assim como suas habilidades são de total
importância para o desenvolvimento intelectual, gestacional e operacional das organizações, ele
pode estar presente em cada um dos níveis da organização, respondendo e interferindo direta e
indiretamente em cada um deles.
Assim, em qualquer organização, a administração é exercida por meio desses três níveis em
estreita coordenação entre si. Eles formam o chamado aparato administrativo da organização. Cada
um deles tem sua função específica e determinante dentro do ciclo operacional.
De acordo com seu famoso artigo “Skills of an effective administrator” (habilidades de um
administrador eficiente) publicado na Harvard Business Review, Robert Katz (1955), defendia
basicamente que as organizações são divididas em três níveis:
Nível Institucional – Nível Intermediário – Nível Operacional
Nível Institucional: Também conhecido como nível estratégico, é neste nível onde são
desenvolvidas as habilidades humanas do administrador. Nível administrativo mais elevado da
organização, é constituído por presidentes e diretores que compõem a alta administração, é
nesse nível que surgem as ideias, e diretrizes adotadas pela organização.
Nível Intermediário: Conhecido também como nível tático ou nível gerencial, é o nível
administrativo que faz a articulação, a ponte do nível institucional com o nível operacional,
nele encontramos os gerentes da organização. São eles os gerentes que fazem a interpretação
da missão e objetivos fundamentais da organização afim de conduzir o nível operacional a
transformá-los em ação.
Nível Operacional: Podemos chamá-lo também de nível técnico, É o nível que administra
a execução e realização das tarefas e atividades cotidianas. Nesse nível, o administrador
deve possuir uma visão operacional. Recebe o nome de supervisão de primeira linha, pois
tem contato direto com a execução ou operação, que é realizada pelos funcionários não-
administrativos e operários que se incubem da realização das tarefas e atividades rotineiras do
dia a dia da organização.
Analisando os três nível organizacionais, e a posição do administrador efetuando a empregabilidade
de suas funções dentro das organização, podemos acentuar a importância do administrador dentro
das organizações, sendo utilizado como fator determinante no processo suas principais funções
administrativas, que irão agir como um eixo central permitindo que a organização esteja sempre em
constante movimentação, movimentação essa que permitirá a mesma, entradas de novas tecnologias,
aprimoramento de pessoal, maior lucratividade, estar a frente de sua concorrência. As organizações
são organismos vivos que necessitam estar sempre alimentadas de novas ideias e planejamentos
para se manterem vivas, para isso cabe ao administrador fazer com que informações e planejamentos
sejam criados e aplicados de forma eficaz determinando os caminhos que a organização irá tomar.
1.5 - O Processo administrativo
Para Fayol, a organização teria de ser visualizada de cima para baixo (da direção para a execução)
e do todo para as partes (CHIAVENATO, 2004).
Fayol propôs em seus estudos quatro funções administrativas que envolveriam a organização com
a finalidade de alcançar a eficiência e eficácia por meio da administração constituindo o processo
administrativo. São elas: planejamento, controle, organização e direção. Mas qual a diferença entre
eficiência e eficácia?
Eficiência: Consiste nos meios pelos quais chegamos a um resultado. Refere-se aos métodos
e procedimentos pelos quais se chega a um objetivo, fazendo o certo e utilizando os recursos
adequados com a melhor maneira de executar o trabalho.