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Fundamentos da Administração
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Administrador: É o agente dentro da organização que observa o problema ou tarefa a ser
realizada, questiona sua execução, planeja a ação e encontra a solução para sua realização.
Executor de tarefas: É o indivíduo que age mecanicamente, apenas executando o que lhe foi
solicitado.
Sendo necessário que o administrador exerça a função em plenitude, existem habilidades que são
exigidas, e que segundo Chiavenato (1995), podem ser desenvolvidas, o que permite que o mesmo
tenha a possibilidade de se relacionar com todos os níveis da organização.
Competência pode ser definida como a qualidade de quem é capaz de analisar uma situação,
apresentar soluções e resolver assuntos ou problemas (CHIAVENATO, 2003).
Ainda, segundo o mesmo autor, para ser plenamente capaz de administrar uma organização, o
administrador deve ter algumas competências que são essenciais:
»Executar as tarefas que são de sua propriedade e considerar a dependência mútua de outras
funções;
»Trabalhar em equipe, buscando e fornecendo informações, e mantendo sua liderança;
»Ser pró-ativo (trabalhar participativamente) em todos os setores da organização;
»Ser comunicativo, negociador e mantenedor de relações de natureza profissional e interpessoal.
Devido às rápidas mudanças do mundo corporativo, as competências terão um caráter mais
durável, devendo ser mais bem fundamentadas, porque, do ponto de vista de administradores
renomados, constituem o maior patrimônio pessoal, uma espécie de capital intelectual. E para ser
bem sucedido profissionalmente, necessita desenvolver três competências essenciais e duráveis – o
conhecimento, a perspectiva e a atitude.
Evidencia-se desta forma, que a função gerencial do administrador pode ser adquirida e
desenvolvida com o passar do tempo, mas que isso depende do ramo de atividade da empresa.
A experiência do administrador também é importante, o que fica latente para Pereira, apud
Caravantes (1979) é que o resultado manifesta-se no desempenho real e não no potencial.
Segundo Katz, o sucesso do administrador depende muito mais do seu desempenho, a maneira
como faz o trato com as pessoas e com as situações do que os seus próprios traços de personalidade.
De acordo com Chiavenato ( 1995 ), são as habilidades natas ou desenvolvidas no administrador
que serão determinantes para o sucesso do trabalho que será realizado.
São essas habilidades: Conceitual – Humana – Técnica.
Habilidade Conceituais: É a habilidade de se trabalhar com ideias, conceitos, planejamentos,
envolve toda a visão organizacional.
Habilidades Humanas: É a habilidade de trabalhar diretamente com pessoas, relacionamentos
interpessoal, facilidade de trabalhar e conduzir grupos de pessoas.
Habilidades técnicas: uso de conhecimento especializado e facilidade na execução de
técnicas relacionadas com o trabalho e com os procedimentos de realização.
Cada uma dessas habilidades será aplicada pelo administrador dentro das organizações
obedecendo o nível hierárquico de cada uma no escopo da organização, conforme figura abaixo.
Figura 1.2 - Níveis organizacionais.