Capítulo 1
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Analisando a importância da administração em nossas vidas e nas organizações podemos nos
perguntar, o que é administração? O que é uma organização?
Administração: É a aplicação de técnicas com o intuito de estabelecer metas e operacionalizar o
seu alcance pelos colaboradores participantes das organizações a fim de que se obtenham resultados
que satisfaçam as necessidades de seus clientes assim como às suas próprias. (CHIAVENATO, 1997, p. 10)
Organização: Segundo Maximiano(1992) organização é uma combinação de esforços individuais
que tem por finalidade realizar propósitos coletivos.
Uma administração aplicada corretamente proporciona as organizações uma maior estabilidade
interna e externa, que irá proporcionar um arranjo de crescimento através de uma silhueta bem
moldada, com investimentos precisos, e finalmente uma maior lucratividade.
Dentro dessa relação importante que existe entre administração x organização, nos deparamos
com um ser que irá exercer o papel de ator principal no processo de realização da aplicação da
administração dentro das organizações. O ADMINISTRADOR.
1.3 - O Administrador
Figura 1.1
De acordo com Chiavenato (2003), o papel do administrador significa uma série de expectativas
da organização a respeito do comportamento de uma pessoa. Cada papel representa atividades
que o administrador conduz para cumprir as funções de planejar, organizar, dirigir e controlar, sendo
definidos como: papéis interpessoais, informacionais e decisórios.
a) Papéis interpessoais: representam as relações com outras pessoas e estão relacionados às
habilidades humanas.
b) Papéis informacionais: descrevem as atividades para manter e desenvolver uma rede de
informações.
c) Papéis decisórios: Eventos e situações em que o administrador deve fazer uma escolha ou
opção.
O papel do administrador não é o de resolver todos os problemas da organização, o que é
impossível, mas o de encaminhar soluções pertinentes à sua esfera de decisão e capazes de levar
a organização ao crescimento, no sentido de prepará-la para agir em cima de problemas maiores e
mais complexos, tornando-a capaz de enfrentar mudanças com mais rapidez, facilidade e eficiência.
A responsabilidade da administração em nossa sociedade, segundo Drucker (1998), “é decisiva não só
para a própria empresa, mas também para o prestígio, sucesso e posição do administrador, para o futuro
do sistema econômico e social, e para a sobrevivência da empresa como uma instituição autônoma”.
A administração com o passar do tempo, busca sua adequação junto as organizacionais que assim
como os organismos vivos estão em constante mudança, se adequando, renovando e evoluído junto
a sociedade e as novas tecnologias. Nesse parâmetro de amplo crescimento e disseminação rápida e
contínua, como fica o papel do administrador?
Existe uma distinção clara entre ser um administrador ou apenas um executor de tarefas.