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População e Amostra

R

E

G - 

5

4

9

.40

2

 - C

O

PY

R

IG

H

T - B

0

0

1

MÉTODOS NÃO PROBABILÍSTICOS

São amostragens em que há uma escolha deliberada dos elementos da amostra. Não é possível 
generalizar os resultados das pesquisas para a população, pois as amostras não-probabilísticas 
não garantem a representatividade da população.

 

AMOSTRAGEM ACIDENTAL

Trata-se de uma amostra formada por aqueles elementos que vão aparecendo, que são 
possíveis de se obter até completar o número de elementos da amostra. Geralmente utilizada 
em pesquisas de opinião, em que os entrevistados são acidentalmente escolhidos.
Ex: Pesquisas de opinião em praças públicas, ruas de grandes cidades;

AMOSTRAGEM INTENCIONAL

De acordo com determinado critério, é escolhido intencionalmente um grupo de elementos 
que irão compor a amostra. O investigador se dirige intencionalmente a grupos de elementos 
dos quais deseja saber a opinião.
Ex: Numa pesquisa sobre preferência por determinado cosmético, o pesquisador se dirige a 
um grande salão de beleza e entrevista as pessoas que ali se encontram.

 AMOSTRAGEM POR QUOTAS

Um dos métodos de amostragem mais comumente usados em levantamentos de mercado e 
em prévias eleitorais. Ele abrange três fases:
1ª - classificação da população em termos de propriedades que se sabe, ou presume, serem 
relevantes para a característica a ser estudada;

2ª - determinação da proporção da população para cada característica, com base na constituição 
conhecida, presumida ou estimada, da população;

3ª - fixação de quotas para cada entrevistador a quem tocará a responsabilidade de selecionar 
entrevistados, de modo que a amostra total observada ou entrevistada contenha a proporção 
e cada classe tal como determinada na 2ª fase.

Ex: Numa pesquisa sobre o “trabalho das mulheres na atualidade”, provavelmente se terá 
interesse em considerar: a divisão cidade e campo, a habitação, o número de filhos, a idade 
dos filhos, a renda média, as faixas etárias etc.

A primeira tarefa é descobrir as proporções (porcentagens) dessas características na população. 
Imagina-se que haja 47% de homens e 53% de mulheres na população. Logo, uma amostra de 
50 pessoas deverá ter 23 homens e 27 mulheres. Então o pesquisador receberá uma “quota” 
para entrevistar 27 mulheres. A consideração de várias categorias exigirá uma composição 
amostral que atenda ao n determinado e às proporções populacionais estipuladas. 

2.2 - Probabilidade

O cálculo das probabilidades pertence ao campo da Matemática, entretanto a maioria dos 

fenômenos de que trata a Estatística são de natureza aleatória ou probabilística. O conhecimento dos 
aspectos fundamentais do cálculo das probabilidades é uma necessidade essencial para o estudo da 
Estatística Indutiva ou Inferencial.

Experimento Aleatório

São fenômenos que, mesmo repetido várias vezes sob condições semelhantes, apresentam 

resultados imprevisíveis. O resultado final depende do acaso.

Exemplo:

Da afirmação “é provável que o meu time ganhe a partida hoje” pode resultar:

 

»Que ele ganhe 

 

»Que ele perca 

 

»Que ele empate