Capítulo 1
12
R
E
G -
5
4
9
.866
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
Existem ainda as malhas ou telas, produtos formados por fios de aço soldados entre si por
caldeamento (isto é, por fissão do próprio material das barras) nos pontos de cruzamentos, muito
usados em pavimentos rígidos e pisos industriais.
Por sua vez, as barras e os fios dividem-se em duas classes segundo o processo de fabricação e o
diagrama tensão X deformação do aço:
a) Barras de Aço Classe A: Produto laminado a quente sem necessidade de posterior laminação
a frio, em geral com escoamento definido caracterizado por patamar (chamado patamar de
escoamento) no diagrama tensão X deformação, correspondente à tensão de escoamento (fy).
b) Barras e Fios de Aço Classe B: Produto encruado por deformação a frio, sem patamar de
escoamento. Define-se convencionalmente um limite de escoamento como a tensão que
produz, no descarregamento, uma deformação unitária permanente de 0,2% (chamada tensão
de escoamento convencional fs 0,2).
Observa-se, pela figura a seguir, que a resistência á ruptura é a mesma para os aços classe A e
classe B.
Diagrama tensão (s) X deformação unitária (es) de aço da classe A e B com a mesma resistência à
ruptura por tração (fst).
Figura 1.2 – Comparação entre concreto simples e armado. Fonte: CEFETES
A tensão s é um valor convencional obtido dividindo-se força de tração (Ft), pela área da barra
sem tensão (Ao).
Os alongamentos unitários (es) são obtidos dividindo-se o alongamentos Δl
0
, pelo comprimento
inicial da barra sem tensão (l
0
):
f
st
= tensão de ruptura por tração
f
y
= tensão de escoamento real (patamar de escoar lento)
f
s0,2
= tensão de escoamento convencional
f
su
= tensão correspondente à deformação unitária gual a 1%
f
el
= limite elástico (tensão abaixo da qual o material segue de Hooke).
Encruar um aço significa submete-lo a um tratamento que, reorientando seus cristais, aumenta
sua resistência.
O efeito do encruamento fica prejudicado (podendo até ser anulado) se o aço for submetido a
altas temperaturas.
A denominação dos aços de construção é iniciada pelas letras CA que significam concreto armado,
seguidas de um número que representa o limite de escoamento do mesmo, ou seja, a sua resistência
característica de escoamento à tração, expressa em 1 Kgf/mm
2
= KN/cm
2
.