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Fundamentos do
Empreendedorismo
1.1 - Conceitos Importantes
Embora empreendedorismo seja um tema amplamente discutido nos dias atuais, seu conteúdo, ou
seja, o que ele representa, varia muito de um lugar para outro, de país para país, de autor para autor.
Isso porque, embora tenha se originado a partir de pesquisas em economia, o empreendedorismo
(*) recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições
para o termo e, como conseqüência, variações em seu conteúdo.
1.2 - Diferentes Significados de Empreendedorismo
Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio (1999). Empreendedor: que empreende; ativo, arrojado,
cometedor. 2. Aquele que empreende.
Grande Dicionário Enciclopédico Larousse (1983). Chefe de uma empresa. Chefe de uma empresa
especializada na construção, nos trabalhos públicos, nos trabalhos de habitação. Pessoa que, perante
contrato de uma empresa, recebe remuneração para executar determinado trabalho ou aufere lucros
de outra pessoa, chamada mestre-de-obras.
Robert Dicionário (1963). Aquele que empreende qualquer coisa. Pessoa que se encarrega da
execução de um trabalho por contrato empresarial. Toda pessoa que dirige um negócio por sua
própria competência e que coloca em execução os diversos fatores de produção, tendo em vista
vender os produtos ou serviços.
Dicionário Webster (1970). Pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor
do lucro.
Dicionário de Ciências Sociais (1964). “O termo empreendedor denota a pessoa que exercita total
ou parcialmente as funções de: iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio
da empresa; e/ou assumir os riscos nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica da sociedade
e do conhecimento imperfeito do futuro, e que não pode ser convertido em certos custos através de
transferência, cálculo ou eliminação.”
1.3 - Pensadores
Baumol: inovação e liderança. O empreendedor (queira ou não, também exerce a função de
gerente) tem uma função diferente. É seu trabalho localizar novas idéias e colocá-las em prática. Ele
deve liderar talvez ainda inspirar; ele não pode deixar que as coisas se tornem rotineiras e, para ele, a
prática de hoje jamais será suficientemente boa para amanhã.
Drucker: prática: visão de mercado; evolução. “O trabalho específico do empreendedorismo
numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje capazes de fazer o futuro, transformando-se
em um negócio diferente” (1974). “Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.”
1.4 - A Nova Economia e Um Novo Modelo Profissional
A atitude faz a diferença.
Mercado valoriza quem sabe empreender (inovadores, inquietos, que quebram paradigmas, sabem
reconhecer e operacionalizar oportunidades). Empreendedores estão em alta, estes podem optar.