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Fundamentos do 
Empreendedorismo

 

1.1 - Conceitos Importantes

Embora empreendedorismo seja um tema amplamente discutido nos dias atuais, seu conteúdo, ou 

seja, o que ele representa, varia muito de um lugar para outro, de país para país, de autor para autor.

Isso porque, embora tenha se originado a partir de pesquisas em economia, o empreendedorismo 

(*) recebeu fortes contribuições da psicologia e da sociologia, o que provocou diferentes definições 
para o termo e, como conseqüência, variações em seu conteúdo. 

1.2 - Diferentes Significados de Empreendedorismo

Dicionário da Língua Portuguesa Aurélio (1999). Empreendedor: que empreende; ativo, arrojado, 

cometedor. 2. Aquele que empreende. 

Grande Dicionário Enciclopédico Larousse (1983). Chefe de uma empresa. Chefe de uma empresa 

especializada na construção, nos trabalhos públicos, nos trabalhos de habitação. Pessoa que, perante 
contrato de uma empresa, recebe remuneração para executar determinado trabalho ou aufere lucros 
de outra pessoa, chamada mestre-de-obras. 

Robert Dicionário (1963). Aquele que empreende qualquer coisa. Pessoa que se encarrega da 

execução de um trabalho por contrato empresarial. Toda pessoa que dirige um negócio por sua 
própria competência e que coloca em execução os diversos fatores de produção, tendo em vista 
vender os produtos ou serviços. 

Dicionário Webster (1970). Pessoa que organiza e gere um negócio, assumindo o risco em favor 

do lucro. 

Dicionário de Ciências Sociais (1964). “O termo empreendedor denota a pessoa que exercita total 

ou parcialmente as funções de: iniciar, coordenar, controlar e instituir maiores mudanças no negócio 
da empresa; e/ou assumir os riscos nessa operação, que decorrem da natureza dinâmica da sociedade 
e do conhecimento imperfeito do futuro, e que não pode ser convertido em certos custos através de 
transferência, cálculo ou eliminação.”

1.3 - Pensadores

Baumol: inovação e liderança. O empreendedor (queira ou não, também exerce a função de 

gerente) tem uma função diferente. É seu trabalho localizar novas idéias e colocá-las em prática. Ele 
deve liderar talvez ainda inspirar; ele não pode deixar que as coisas se tornem rotineiras e, para ele, a 
prática de hoje jamais será suficientemente boa para amanhã.

Drucker: prática: visão de mercado; evolução. “O trabalho específico do empreendedorismo 

numa empresa de negócios é fazer os negócios de hoje capazes de fazer o futuro, transformando-se 
em um negócio diferente” (1974). “Empreendedorismo não é nem ciência, nem arte. É uma prática.”

1.4 - A Nova Economia e Um Novo Modelo Profissional

A atitude faz a diferença.

Mercado valoriza quem sabe empreender (inovadores, inquietos, que quebram paradigmas, sabem 

reconhecer e operacionalizar oportunidades). Empreendedores estão em alta, estes podem optar.