Capítulo 2

14

R

E

G - 
13

4.0
0

3

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

Como empreendedor precisa ter a habilidade de gerar vantagens competitivas continuamente 

sobre seus produtos e serviços. Por isso, a escolha do que fazer também precisa levar em conta o 
que ela poderá fazer melhor do que qualquer outra empresa. Fique atento também aos períodos de 
sazonalidade, que consiste em um aumento ou redução significativa da demanda de certos produtos 
ou serviços em determinadas épocas do ano.

O empreendedor tem que estar sempre atento ao que está acontecendo ao redor do seu negócio. 

Na prática, significa participar de atividades como feiras, exposições e eventos relacionados ao setor de 
negócios no qual sua empresa atua ler revistas do segmento, participar de associações, conversarem 
com concorrentes, clientes, empregados, fornecedores e estabelecer parcerias. Estar sempre atento 
as tendências de mercado, situações econômicas, políticas, sociais, entre outros. Percorrendo esse 
caminho, você vai adquirindo conhecimentos para perceber novas necessidades do mercado e terá 
grandes chances de sucesso.

ESTUDO DE CASO

7 cases inspiradores de sucesso

Sete exemplos de inspiração, superação e muito brilho no olho. Confira a história de grandes 

empreendedores brasileiros.

Nenhum empreendedor de sucesso esconde as dificuldades que encontrou e os erros que 

cometeu durante a sua trajetória. Estes são, aliás, combustíveis para manter firme e forte a vontade de 
botar pra fazer todos os dias.

Por isso, o Portal Endeavor preparou para você uma lista com sete grandes histórias empreendedoras 

de sucesso, que também são exemplos de paixão, superação e persistência.  Conhecê-las e, 
principalmente, se inspirar com elas é uma forma atiçar ainda mais essa chama.

Figura 2.3

1. Abílio Diniz, presidente do conselho administrativo do Grupo Pão de Açúcar. Ele é uma 

referência no país. Depois de se formar em Administração, seu pai propôs abrir um novo tipo de 
negócio na época: um supermercado. O primeiro Pão de Açúcar continua na Avenida Brigadeiro 
Luis Antônio, em São Paulo. Em 1968, já contava com 40 lojas e mais de 1.500 funcionários. Mas não 
foi tão simples, Abílio também enfrentou diversos problemas, como uma grande reestruturação 
administrativa nos anos 1990. Recentemente, vendeu 10,5 milhões de dólares em ações da rede ao 
grupo francês Casino.

Figura 2.4