Capítulo 2

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Durante vinte anos, até a década de 1980, os comportamentalistas dominaram o campo do 

empreendedorismo, com grande quantidade de pesquisas e publicações que procuravam definir 
as características dos empreendedores. Mas os resultados obtidos são diferenciados e muitas vezes 
contraditórios.

Até hoje, não foi possível estabelecer cientificamente um perfil psicológico do empreendedor, 

devido às inúmeras variáveis que concorrem na sua formação.

Assim, o perfil do empreendedor certamente será diferente em função do tempo que está no 

mercado (empreendedores que começou há dois anos têm perfil diferente dos que atuam há vinte 
anos). Também influi a experiência de trabalho, a região de origem, o nível de educação, a religião, 
a cultura familiar. Portanto, pesquisas nesta área devem considerar todos esses elementos na 
amostragem, o que não foi feito pelos comportamentalistas.

Tudo indica que o empreendedorismo é um fenômeno regional, na medida em que a cultura, 

as necessidades e os hábitos de uma região determinam comportamentos. Várias pesquisas têm 
demonstrado que os empreendedores refletem as características de período e lugar em que vivem.

Mesmo na era da globalização, em que os empreendedores exercem influência além dos limites 

de sua região, o referencial básico de seu relacionamento permanece no âmbito regional.

O objetivo de ensinar empreendedorismo é o de permitir o desenvolvimento de uma sociedade 

empreendedora através do trabalho de indivíduos inovadores, independentes, que aceitam riscos e tomam 
a si a tarefa de transformar a sua realidade. É preciso libertar o sujeito que tem a capacidade de sonhar e de 
transformar estes sonhos em realidade, ou seja, é preciso liberar o empreendedor que existe em cada um.

2.1 - Importâncias do Empreendedorismo

O empreendedorismo busca a auto-realização que quem utiliza este método de trabalho, 

estimular o desenvolvimento como um todo e o desenvolvimento local, apoiando a pequena empresa, 
ampliando a base tecnológica, criar empregos, evitar armadilhas no mercado que está incindido.

O empreendedorismo deve ser estudado para facilitar e explicar o papel da nova empresa no 

desenvolvimento econômico de uma dada região. 

O empreendedorismo também é importante, pois seu entendimento:

Possibilita a criação de empregos, inclusive o auto-emprego. 
Possibilita o crescimento econômico de forma organizada. 
Possibilita a inovação, principalmente pelas jovens empresas. 
Auxilia na melhoria da competitividade. 
Aproveita melhor o potencial dos indivíduos

2.2 - Fatores de Sucesso 

1. Autoconhecimento das características pessoais

O autoconhecimento é essencial. Uma pessoa que se conhece, que sabe do que gosta e que 

tem consciência dos seus pontos fortes e fracos terá muito mais facilidade para descobrir um 
empreendimento que lhe dê prazer e realização pessoal e, também, para moldá-lo de acordo com 
seus próprios valores e trabalhar com suas limitações.

2. Planejamento: ponto de partida para o sucesso

Independentemente do tamanho e do tipo de empreendimento que se queira criar, a tarefa 

número um do empreendedor que deseja encurtar o caminho e reduzir os riscos de fracasso é montar 
um plano de negócios. Ele precisa ser minucioso e deve levar em conta:

A análise detalhada de quem serão os clientes, os concorrentes e os fornecedores;
Os cenários (econômico, político, social, ambiental, cultural);
Os diferenciais competitivos - no que a empresa será diferente da concorrência;
As competências internas que a empresa terá - o que a empresa sabe fazer bem;
A avaliação dos recursos disponíveis - dinheiro para investimento e para capital de giro, 
instalações e equipamentos. 
Quanto maior o tempo dedicado ao plano de negócios e mais detalhado ele for, maiores serão 
as possibilidades de êxito e maior será a coragem para tomar a decisão de iniciar a empresa.