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Fundamentos do Empreendedorismo

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1.9 - Fatores Inibidores do Potencial Empreendedor

Imagem social;
Disposição para assumir riscos;
Capital social.

ESTUDO DE CASO

Franquia ou negócio próprio: como escolher?

SÃO PAULO - O brasileiro é um dos mais empreendedores do mundo. Mas, ainda que haja 

motivação para abrir um negócio próprio, muitas vezes o empreendedor não conta com toda a 
capacitação profissional necessária para garantir o sucesso do empreendimento.

Se você decidiu que quer abrir um negócio, mas está inseguro quanto a muitas questões, tem 

dois caminhos a percorrer: abrir um negócio próprio ou uma franquia. Esta decisão vai depender 
exclusivamente do seu perfil e de suas ambições como empresário.

Qual seu perfil e objetivo?

Se você é do tipo ousado, que gosta de fazer mudanças e não pretende dar satisfações sobre o 

desempenho do negócio, as franquias não são aconselháveis. No negócio próprio, ainda que você 
corra mais riscos, goza de mais autonomia.

Entretanto, como não precisa se limitar às regras impostas pela empresa franqueadora, tem mais 

espaço para alavancar o negócio, ou seja, pode acabar ganhando mais. E, como não existe retorno 
sem risco, se os ganhos podem ser maiores no negócio próprio, não se pode ignorar o fato de que os 
riscos também o são, sobretudo, para quem não conta com muitos recursos e não tem como esperar 
muito tempo para que a empresa comece a dar resultados.

Por outro lado, se acredita que já está correndo risco suficiente ao se transformar em empresário, e 

não se sente completamente preparado para a empreitada, comprar uma unidade franqueada pode 
ser a melhor alternativa para você realizar seu sonho de se tornar empresário.

Menos risco e liberdade de ação

A maior vantagem da franquia reside no fato de que você pode contar com o apoio e treinamento 

do proprietário, reduzindo assim os riscos relacionados à abertura do negócio. Já existe um 
planejamento prévio sobre as despesas iniciais, os gastos com obras e divulgação da marca. É a 
empresa franqueadora que também realiza uma pesquisa de mercado, para avaliar se o negócio é 
viável em determinado local. Itens como localização, público potencial, concorrências e perspectivas 
futuras para a região também são avaliadas.

Como em geral as redes de franquia centralizam as compras, os volumes são maiores, o que 

aumenta o poder de barganha com os fornecedores, ficando mais fácil obter descontos ou estender 
os prazos de pagamento. Outra vantagem refere-se aos gastos com divulgação, que acabam sendo 
centralizados, reduzindo as despesas por franqueado, isto sem falar que, em geral, estamos falando 
de marca e produtos mais conhecidos e, por isto mesmo, de maior penetração de mercado.

Diante de tantas vantagens, a decisão parece fácil? Mas, não é bem assim. Não podemos esquecer 

de duas coisas. A primeira é que o fato do negócio já existir e estar padronizado nas várias unidades 
franqueadas limita o espaço para mudanças no modelo de negócios.

Investimento inicial é maior

Mas este não é o único obstáculo. Nas franquias o investimento inicial é maior e as razões para isso 

são várias. A primeira delas é que a infra-estrutura do negócio é pré-definida, e deve seguir certos 
padrões. Em geral, o lançamento de uma nova unidade franqueada é alvo de publicidade, o que 
também exige investimentos.

Já no negócio próprio é você quem decide o quanto vai investir em infra-estrutura, que tipo de 

máquinas irá comprar, qual a pintura de parede, o painel luminoso, etc, podendo, se precisa, adiar 
alguns investimentos menos prioritários.

O mesmo vale para os gastos com publicidade. Como a sua marca certamente não é conhecida, 

em geral, espera-se um pouco mais antes de efetuar qualquer campanha publicitária significativa. Já 
na franquia como a marca é conhecida, não existe este tipo de restrição.