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Fundamentos do Empreendedorismo
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1.9 - Fatores Inibidores do Potencial Empreendedor
Imagem social;
Disposição para assumir riscos;
Capital social.
ESTUDO DE CASO
Franquia ou negócio próprio: como escolher?
SÃO PAULO - O brasileiro é um dos mais empreendedores do mundo. Mas, ainda que haja
motivação para abrir um negócio próprio, muitas vezes o empreendedor não conta com toda a
capacitação profissional necessária para garantir o sucesso do empreendimento.
Se você decidiu que quer abrir um negócio, mas está inseguro quanto a muitas questões, tem
dois caminhos a percorrer: abrir um negócio próprio ou uma franquia. Esta decisão vai depender
exclusivamente do seu perfil e de suas ambições como empresário.
Qual seu perfil e objetivo?
Se você é do tipo ousado, que gosta de fazer mudanças e não pretende dar satisfações sobre o
desempenho do negócio, as franquias não são aconselháveis. No negócio próprio, ainda que você
corra mais riscos, goza de mais autonomia.
Entretanto, como não precisa se limitar às regras impostas pela empresa franqueadora, tem mais
espaço para alavancar o negócio, ou seja, pode acabar ganhando mais. E, como não existe retorno
sem risco, se os ganhos podem ser maiores no negócio próprio, não se pode ignorar o fato de que os
riscos também o são, sobretudo, para quem não conta com muitos recursos e não tem como esperar
muito tempo para que a empresa comece a dar resultados.
Por outro lado, se acredita que já está correndo risco suficiente ao se transformar em empresário, e
não se sente completamente preparado para a empreitada, comprar uma unidade franqueada pode
ser a melhor alternativa para você realizar seu sonho de se tornar empresário.
Menos risco e liberdade de ação
A maior vantagem da franquia reside no fato de que você pode contar com o apoio e treinamento
do proprietário, reduzindo assim os riscos relacionados à abertura do negócio. Já existe um
planejamento prévio sobre as despesas iniciais, os gastos com obras e divulgação da marca. É a
empresa franqueadora que também realiza uma pesquisa de mercado, para avaliar se o negócio é
viável em determinado local. Itens como localização, público potencial, concorrências e perspectivas
futuras para a região também são avaliadas.
Como em geral as redes de franquia centralizam as compras, os volumes são maiores, o que
aumenta o poder de barganha com os fornecedores, ficando mais fácil obter descontos ou estender
os prazos de pagamento. Outra vantagem refere-se aos gastos com divulgação, que acabam sendo
centralizados, reduzindo as despesas por franqueado, isto sem falar que, em geral, estamos falando
de marca e produtos mais conhecidos e, por isto mesmo, de maior penetração de mercado.
Diante de tantas vantagens, a decisão parece fácil? Mas, não é bem assim. Não podemos esquecer
de duas coisas. A primeira é que o fato do negócio já existir e estar padronizado nas várias unidades
franqueadas limita o espaço para mudanças no modelo de negócios.
Investimento inicial é maior
Mas este não é o único obstáculo. Nas franquias o investimento inicial é maior e as razões para isso
são várias. A primeira delas é que a infra-estrutura do negócio é pré-definida, e deve seguir certos
padrões. Em geral, o lançamento de uma nova unidade franqueada é alvo de publicidade, o que
também exige investimentos.
Já no negócio próprio é você quem decide o quanto vai investir em infra-estrutura, que tipo de
máquinas irá comprar, qual a pintura de parede, o painel luminoso, etc, podendo, se precisa, adiar
alguns investimentos menos prioritários.
O mesmo vale para os gastos com publicidade. Como a sua marca certamente não é conhecida,
em geral, espera-se um pouco mais antes de efetuar qualquer campanha publicitária significativa. Já
na franquia como a marca é conhecida, não existe este tipo de restrição.