Capítulo 1

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John Locke (1632-1704). Este filósofo parte do princípio que todos os homens nascem com os 

mesmos direitos (Direito à Liberdade, à Propriedade, à Vida). A sociedade foi constituída, através de 
um contrato social, que visava garantir e reforçar estes mesmos direitos.  Neste sentido, as relações 
entre os homens devem ser pautadas pelo seu escrupuloso respeito. 

David Hume (1711-1778). Defende que as nossas ações são em geral motivadas pelas paixões. Os 

dois princípios éticos fundamentais são a utilidade e a simpatia.    

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), concebe o homem como um ser bom por natureza (mito do 

“bom selvagem”) e atribui a causa de todos os males à sociedade e à moral que o corromperam. 
O Homem sábio é aquele que segue a natureza e despreza as convenções sociais. A natureza é 
entendida como algo harmonioso e racional. 

IDADE CONTEMPORÂNEA

Se quisermos estabelecer um começo para a Idade Contemporânea, temos que recuar até aos 

finais do século XVIII. O que então se iniciou na Europa veio a contribuir de forma decisiva para formar 
o mundo em que vivemos. 

Revoluções. A Revolução Francesa (1789) marcou uma ruptura deliberada e radical com o passado. 

Depois dela muitas outras ocorreram até aos nossos dias com idênticos propósitos. Quase sempre 
foram iniciadas em nome da libertação do povo da opressão (ditaduras, regimes colonialistas etc). 
Prometeram criar novas sociedades e homens, mas o que produziram foi frequentemente novas 
matanças. 

Figura 1.7

Guerras Mundiais. A partilha do mundo, a conquista de recursos naturais, o saques de riquezas 

acumulados foram sempre uma constante ao longo da história da Humanidade. A grande novidade 
na Idade Contemporânea assentou numa aspectos essencial: a crescente eficiência da barbárie 
praticada por poderosas máquinas de guerra passaram a operar numa escala cada vez mais global. 
A França napoleônica, no inicio do século XIX, mostrou o caminho que outros países ou alianças de 
países haviam de prosseguir na guerra e no saque de povos. A dimensão desta barbárie colocou os 
causa os fundamentos da racionalidade e moralidade do mundo ocidental.  

Figura 1.8

Figura 1.4 - John Locke 

(1632-1704)

Figura 1.5 - 

David Hume 

(1711-1778)

Figura 1.6 - 

Jean-Jacques 

Rousseau (1712-1778)