Capítulo 2

10

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2.2.1.2 - Porcas

São peças em formato prismático ou cilíndrico, providas de um furo roscado onde são atarraxadas 

aos parafusos. São utilizadas em conjunto com os parafusos em uniões indiretas ou isoladamente 
com parafusos prisioneiros. Também são utilizadas no travamento de parafusos de regulagem como, 
por exemplo, em válvulas controladoras de vazão. A Figura 2.7 mostra alguns tipos de porcas

Figura 2.7 – Exemplos de porcas utilizadas em uniões roscadas

Além das funções básicas as porcas podem agregar outras tais como:

Porca do tipo “borboleta” – possibilita o acionamento sem auxílio de ferramenta;
Porca do tipo “acoplamento” – atua como prolongador da união roscada;
Porca cega – produz boa estética na união roscada;
Porca quadrada – normalmente são incorporadas as chapas finas de estruturas metálicas por 
meio de encaixe e solda viabilizando a ação do parafuso. Ex.: longarinas de automóveis;
Porca abaulada – são utilizadas onde o assento também é abaulado, como no caso das rodas 
de veículos;
Porca flangeada – incorpora a ação da arruela, permitindo giro mais fácil, ampliando a área de 
aperto e a proteção da superfície de encosto;
Porca contra-porca – são mais finas que a porca sextavada comum, sendo utilizadas junto a esta 
para impedir que as condições operacionais da máquina “afrouxem” a fixação (Ex. vibrações). 
São também utilizadas na manutenção do aperto controlado, no ajuste e na manutenção da 
regulagem em válvulas industriais, por exemplo;
Porca auto-travante – permitem a manutenção do aperto sob condições operacionais que 
produzam choques e vibrações capazes de desapertar a união roscada. Algumas são fabricadas 
com ovalização em uma das extremidades, outras possuem elemento metálico ou polímero 
que geram uma carga radial na rosca do parafuso e travamento. A Figura 2.8 mostra exemplos 
de porca auto-travante.

 

Figura 2.8 – Modelo de porca auto-travante ovalizada e exemplo de aplicação de porca na suspensão automotiva 

com travamento por polímero