Capítulo 1
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1.5 - As Diferentes Abordagens em Ergonomia
Quanto à abrangência:
Ergonomia do posto de trabalho: abordagem microergonômica;
Ergonomia de sistemas de produção: abordagem macroergonômica.
Quanto à contribuição:
Ergonomia de concepção: normas e especificações de projeto;
Ergonomia de correção: modificações de situações existentes;
Ergonomia de arranjo físico: melhoria de sequências e fluxos de produção;
Ergonomia de conscientização: capacitação em ergonomia.
Quanto à interdisciplinaridade:
Engenharia: projeto e produção ergonomicamente seguros;
Design: metodologia de projeto e design do produto;
Psicologia: treinamento e motivação do pessoal;
Medicina e enfermagem: prevenção de acidentes e doenças do trabalho;
Administração: projetos organizacionais e gestão de R.H.
1.6 - Domínios de Especialização da Ergonomia
Ergonomia física
Está relacionada com as características da anatomia humana, antropometria, fisiologia e
biomecânica em sua relação a atividade física. Os tópicos relevantes incluem o estudo da postura
no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos, distúrbios músculo-esqueletais
relacionados ao trabalho, projeto de posto de trabalho, segurança e saúde.
Ergonomia cognitiva
Refere-se aos processos mentais, tais como percepção, memória, raciocínio e resposta motora
conforme afetem as interações entre seres humanos e outros elementos de um sistema. Os tópicos
relevantes incluem o estudo da carga mental de trabalho, tomada de decisão, desempenho
especializado, interação homem computador, stress e treinamento conforme esses se relacionem a
projetos envolvendo seres humanos e sistemas.
Ergonomia organizacional
Concerne à otimização dos sistemas sócio técnicos, incluindo suas estruturas organizacionais,
políticas e de processos. Os tópicos relevantes incluem comunicações, gerenciamento de recursos
de tripulações (CRM - domínio aeronáutico), projeto de trabalho, organização temporal do trabalho,
trabalho em grupo, projeto participativo, novos paradigmas do trabalho, trabalho cooperativo,
cultura organizacional, organizações em rede, tele-trabalho e gestão da qualidade.
Tabela 1.0