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Educação Ambiental
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Participação - proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que têm por
objetivo resolver os problemas ambientais.
2.2.1 - Princípios da Educação Ambiental
Os princípios da Educação Ambiental, estabelecidos na Conferência de Tbilisi, ainda hoje
constituem a base das ações nesta área. Dentre estes princípios, destacamos:
Considerar o ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos sociais e artificiais,
tecnológicos e sociais;
Construir-se num processo contínuo e permanente, iniciando na educação infantil e
continuando através de todas as fases do ensino formal e não formal;
Empregar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina,
para que se adquira uma perspectiva global e equilibrada;
Examinar as principais questões ambientais em nível pessoal, local, regional, nacional e
internacional, de modo que os educandos tomem conhecimento das condições ambientais de
outras regiões geográficas;
Concentrar-se nas situações ambientais atuais e futuras, levando em conta também a
perspectiva histórica;
Insistir no valor e na necessidade de cooperação local, nacional e internacional para prevenir e
resolver os problemas ambientais;
Considerar de maneira clara, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e
crescimento;
Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem,
proporcionando-lhes oportunidades de tomar decisões e de acatar suas conseqüências;
Estabelecer uma relação para os alunos de todas as idades, entre a sensibilidade pelo ambiente,
a aquisição de conhecimento, a capacidade de resolver problemas e o esclarecimento dos
valores, insistindo especialmente em sensibilizar os mais jovens sobre os problemas ambientais
existentes em sua própria comunidade;
Contribuir para que os alunos descubram os efeitos e as causas reais dos problemas ambientais;
Salientar a complexidade dos problemas ambientais e, consequentemente a necessidade de
desenvolver o sentido crítico e as aptidões necessárias para resolvê-los.
2.2.2 - Características da Educação Ambiental
De acordo com a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, na ex-União Soviética, Educação
Ambiental tem como principais características ser um processo:
Dinâmico integrativo: é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade
tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades,
as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente a resolver
problemas ambientais.
Transformador: possibilita a aquisição de conhecimento e habilidades capazes de induzir
mudanças de atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do ser humano com
o seu meio e adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. A
consolidação de novos valores, conhecimentos, implantação de uma nova ordem ambientalmente
sustentável.
Participativo: atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando - o a participar
dos processos coletivos.
Abrangente: extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida
continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A
eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a totalidade dos grupos sociais.
Globalizador: considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural, tecnológico, social,
econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance
local, regional e global.
Permanente: tem caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da
complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente
e contínuo, não se justificando sua interrupção. Desperta a consciência, ganha-se um aliado para a
melhoria das condições de vida do planeta.