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Educação Ambiental

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Participação - proporcionar a possibilidade de participarem ativamente das tarefas que têm por 

objetivo resolver os problemas ambientais.

2.2.1 - Princípios da Educação Ambiental 

Os princípios da Educação Ambiental, estabelecidos na Conferência de Tbilisi, ainda hoje 

constituem a base das ações nesta área. Dentre estes princípios, destacamos: 

Considerar o ambiente em sua totalidade, ou seja, em seus aspectos sociais e artificiais, 
tecnológicos e sociais; 
Construir-se num processo contínuo e permanente, iniciando na educação infantil e 
continuando através de todas as fases do ensino formal e não formal; 
Empregar um enfoque interdisciplinar, aproveitando o conteúdo específico de cada disciplina, 
para que se adquira uma perspectiva global e equilibrada; 
Examinar as principais questões ambientais em nível pessoal, local, regional, nacional e 
internacional, de modo que os educandos tomem conhecimento das condições ambientais de 
outras regiões geográficas; 
Concentrar-se nas situações ambientais atuais e futuras, levando em conta também a 
perspectiva histórica; 
Insistir no valor e na necessidade de cooperação local, nacional e internacional para prevenir e 
resolver os problemas ambientais; 
Considerar de maneira clara, os aspectos ambientais nos planos de desenvolvimento e 
crescimento; 
Fazer com que os alunos participem na organização de suas experiências de aprendizagem, 
proporcionando-lhes oportunidades de tomar decisões e de acatar suas conseqüências; 
Estabelecer uma relação para os alunos de todas as idades, entre a sensibilidade pelo ambiente, 
a aquisição de conhecimento, a capacidade de resolver problemas e o esclarecimento dos 
valores, insistindo especialmente em sensibilizar os mais jovens sobre os problemas ambientais 
existentes em sua própria comunidade; 
Contribuir para que os alunos descubram os efeitos e as causas reais dos problemas ambientais;
Salientar a complexidade dos problemas ambientais e, consequentemente a necessidade de 
desenvolver o sentido crítico e as aptidões necessárias para resolvê-los. 

2.2.2 - Características da Educação Ambiental 

De acordo com a Conferência de Tbilisi, ocorrida em 1977, na ex-União Soviética, Educação 

Ambiental tem como principais características ser um processo:

Dinâmico integrativo: é um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade 

tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, 
as experiências e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente a resolver 
problemas ambientais.

Transformador: possibilita a aquisição de conhecimento e habilidades capazes de induzir 

mudanças de atitudes. Objetiva a construção de uma nova visão das relações do ser humano com 
o seu meio e adoção de novas posturas individuais e coletivas em relação ao meio ambiente. A 
consolidação de novos valores, conhecimentos, implantação de uma nova ordem ambientalmente 
sustentável. 

Participativo: atua na sensibilização e na conscientização do cidadão, estimulando - o a participar 

dos processos coletivos.

Abrangente: extrapola as atividades internas da escola tradicional, deve ser oferecida 

continuamente em todas as fases do ensino formal, envolvendo a família e toda a coletividade. A 
eficácia virá na medida em que sua abrangência atingir a totalidade dos grupos sociais. 

Globalizador: considera o ambiente em seus múltiplos aspectos: natural, tecnológico, social, 

econômico, político, histórico, cultural, moral, ético e estético. Deve atuar com visão ampla de alcance 
local, regional e global.

Permanente: tem caráter permanente, pois a evolução do senso crítico e a compreensão da 

complexidade dos aspectos que envolvem as questões ambientais se dão de um modo crescente 
e contínuo, não se justificando sua interrupção. Desperta a consciência, ganha-se um aliado para a 
melhoria das condições de vida do planeta.