2
10
R
E
G -
5
4
9
.7
9
4
- C
O
PY
R
IG
H
T - B
0
0
1
Educação Ambiental
Educação ambiental é todo o processo empregado para preservar o patrimônio ambiental e
criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis. Esta é uma área essencial na
sociedade, pois desperta nos indivíduos o cuidado com a prática de atividades que possam causar
impacto ambiental, entre elas, a poluição do ar, dos rios, a degradação do solo, a pesca predatória,
o desmatamento, a produção de energia com o uso de combustíveis poluentes, o destino do lixo
etc. A educação ambiental é uma ação que hoje já está presente em todas as nações, que buscam
o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta, está intimamente
relacionada com o desenvolvimento sustentável, porque tem como finalidade primordial encontrar
uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer as
próximas gerações de suprir suas próprias necessidades.
2.1 - Conceitos
Em 1977, durante a Conferência de Tbilisi o conceito de educação ambiental foi definido como “uma
dimensão dada ao conteúdo e a prática de educação, orientada para a resolução dos problemas
concretos do ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa
e responsável de cada indivíduo e da coletividade”. A declaração de Thessaloniki reafirma que:
...” A Educação Ambiental deve ser implementada de acordo com as orientações de Tbilisi e de sua
evolução a partir das questões globais tratadas na agenda 21 e nas grandes conferências da ONU que
também abordaram a educação para sustentabilidade. Isso permite a referência a educação para o
meio ambiente e da sustentabilidade” (Declaração de Thessaloniki, 1997). “(...) formar uma população
mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma
população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o
sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente
para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam (...)” (SEARA FILHO, 1987). Na Conferência
da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO 92), nos documentos oficiais brasileiros, a
Educação Ambiental foi assim apresentada: “ A Educação Ambiental se caracteriza por incorporar
as dimensões sócioeconômica, política, cultural e histórica, não podendo se basear em posturas de
aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada lugar, sob uma perspectiva
histórica. Permitindo a compreensão da natureza complexa do meio interpretar a interdependência
entre os diversos elementos que compõem o ambiente, com vista a utilizar adequadamente os
elementos no presente e no futuro” (Dias, 1994).
Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos
naturais, a Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável à construção de novos valores e
atitudes, voltados ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de seus
problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para as atuais e
futuras gerações.
2.2 - Objetivos da Educação Ambiental
Consciência - ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do
meio ambiente global e suas questões;
Conhecimentos - ajudar os indivíduos e grupos sociais adquirirem diversidade de experiências e
compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;
Comportamento - ajudar os indivíduos e grupos sociais a comprometerem-se com uma série de valores,
e a sentirem interesse pelo meio ambiente, e participarem da proteção e melhoria do meio ambiente;
Habilidades - ajudar os indivíduos e grupos sociais adquirir as habilidades necessárias para
identificar e resolver os problemas ambientais;