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Educação Ambiental

Educação ambiental é todo o processo empregado para preservar o patrimônio ambiental e 

criar modelos de desenvolvimento, com soluções limpas e sustentáveis. Esta é uma área essencial na 
sociedade, pois desperta nos indivíduos o cuidado com a prática de atividades que possam causar 
impacto ambiental, entre elas, a poluição do ar, dos rios, a degradação do solo, a pesca predatória, 
o desmatamento, a produção de energia com o uso de combustíveis poluentes, o destino do lixo 
etc. A educação ambiental é uma ação que hoje já está presente em todas as nações, que buscam 
o desenvolvimento tecnológico sem exaurir os recursos naturais do planeta, está intimamente 
relacionada com o desenvolvimento sustentável, porque tem como finalidade primordial encontrar 
uma forma de desenvolvimento que atenda às necessidades do presente sem comprometer as 
próximas gerações de suprir suas próprias necessidades.

2.1 - Conceitos

Em 1977, durante a Conferência de Tbilisi o conceito de educação ambiental foi definido como “uma 

dimensão dada ao conteúdo e a prática de educação, orientada para a resolução dos problemas 
concretos do ambiente, através de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa 
e responsável de cada indivíduo e da coletividade
”. A declaração de Thessaloniki reafirma que: 
...” A Educação Ambiental deve ser implementada de acordo com as orientações de Tbilisi e de sua 
evolução a partir das questões globais tratadas na agenda 21 e nas grandes conferências da ONU que 
também abordaram a educação para sustentabilidade. Isso permite a referência a educação para o 
meio ambiente e da sustentabilidade” (Declaração de Thessaloniki, 1997). “(...) formar uma população 
mundial consciente e preocupada com o ambiente e com os problemas que lhe dizem respeito, uma 
população que tenha os conhecimentos, as competências, o estado de espírito, as motivações e o 
sentido de participação e engajamento que lhe permita trabalhar individualmente e coletivamente 
para resolver os problemas atuais e impedir que se repitam (...)” (SEARA FILHO, 1987). Na Conferência 
da ONU sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (RIO 92), nos documentos oficiais brasileiros, a 
Educação Ambiental foi assim apresentada: “ A Educação Ambiental se caracteriza por incorporar 
as dimensões sócioeconômica, política, cultural e histórica, não podendo se basear em posturas de 
aplicação universal, devendo considerar as condições e estágio de cada lugar, sob uma perspectiva 
histórica. Permitindo a compreensão da natureza complexa do meio interpretar a interdependência 
entre os diversos elementos que compõem o ambiente, com vista a utilizar adequadamente os 
elementos no presente e no futuro” (Dias, 1994). 

Mais do que uma simples forma de transmitir informações e conhecimentos sobre os recursos 

naturais, a Educação Ambiental é uma ferramenta indispensável à construção de novos valores e 
atitudes, voltados ao desenvolvimento de uma sociedade comprometida com a solução de seus 
problemas ambientais, proporcionando condições adequadas de sobrevivência para as atuais e 
futuras gerações. 

2.2 - Objetivos da Educação Ambiental 

Consciência - ajudar os indivíduos e grupos sociais a sensibilizarem-se a adquirirem consciência do 

meio ambiente global e suas questões;

Conhecimentos - ajudar os indivíduos e grupos sociais  adquirirem diversidade de experiências e 

compreensão fundamental sobre o meio ambiente e seus problemas;

Comportamento - ajudar os indivíduos e grupos sociais a  comprometerem-se com uma série de valores, 

e a sentirem interesse pelo meio ambiente, e participarem da proteção e melhoria do meio ambiente; 

Habilidades - ajudar os indivíduos e grupos sociais  adquirir as habilidades necessárias para 

identificar e resolver os problemas ambientais;