Capítulo 1

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As organizações bem sucedidas perceberam que somente podem desenvolver suas competências 

organizacionais na base das competências individuais de seus participantes. Em outras palavras, para 
desenvolver e utilizar eficazmente suas competências estratégicas, as organizações precisam contar 
com pessoas que disponham de competências individuais adequadas para o sucesso organizacional. 

Competências básicas – na forma de conhecimento, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor 

ou outra característica pessoal – são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho 
da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas. Todo colaborador precisa aprender a 
construir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades com sucesso. 

1.6.2 - COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS: 

Conhecimento: é o saber; 
Habilidade: é o saber fazer; 
Julgamento: saber analisar; 
Atitude: é comportamento pro ativo – saber fazer acontecer 

1.6.3 - COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS

A gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e 

carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas 
poderão agregar valor à empresa. 

As competências podem ser desdobradas em: 

Competências essenciais da organização: são as competências essenciais que a organização 
reúne e integra para realizar seus negócios. São as competências que definem e personalizam 
cada organização e constituem suas vantagens competitivas em um mundo de negócios 
altamente concorrente e dinâmico. As competências essenciais devem apresentar as seguintes 
características: 
a) Serem vitais para o sucesso do negocio da organização; 

b) Constituírem um agregado de características próprias, únicas e exclusivas da organização, 
como cultura, conhecimentos, estilo de gestão etc; 

c) Serem difíceis de copiar ou imitar graças às características individuais da organização 

Competências funcionais de cada unidade da organização: são as competências que 
cada unidade ou departamento da organização deve reunir e integrar para desenvolver suas 
atividades com êxito. 
Competências gerenciais: são as competências que cada gerente ou executivo da organização 
precisa reunir a fim de assumir a responsabilidade de linha pela condução das pessoas por meio 
de conceitos côo liderança, motivação, comunicação, desenvolvimento de equipes, etc. 
Competências individuais de cada pessoa: são as competências que cada pessoa deve 
reunir e integra para realizar seu trabalho com sucesso. Em geral, as competências individuais 
estão relacionadas com a aprendizagem, solução de problemas, relacionamento inter-pessoal, 
facilidade em trabalhar em equipe, etc.

Tabela 1.0