Capítulo 1
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As organizações bem sucedidas perceberam que somente podem desenvolver suas competências
organizacionais na base das competências individuais de seus participantes. Em outras palavras, para
desenvolver e utilizar eficazmente suas competências estratégicas, as organizações precisam contar
com pessoas que disponham de competências individuais adequadas para o sucesso organizacional.
Competências básicas – na forma de conhecimento, habilidades, atitudes, interesses, traços, valor
ou outra característica pessoal – são aquelas características pessoais essenciais para o desempenho
da atividade e que diferenciam o desempenho das pessoas. Todo colaborador precisa aprender a
construir um conjunto de competências básicas para desenvolver suas atividades com sucesso.
1.6.2 - COMPETÊNCIAS INDIVIDUAIS:
Conhecimento: é o saber;
Habilidade: é o saber fazer;
Julgamento: saber analisar;
Atitude: é comportamento pro ativo – saber fazer acontecer
1.6.3 - COMPETÊNCIAS ORGANIZACIONAIS
A gestão por competências procura substituir o tradicional levantamento de necessidades e
carências de treinamento por uma visão das necessidades futuras do negócio e de como as pessoas
poderão agregar valor à empresa.
As competências podem ser desdobradas em:
Competências essenciais da organização: são as competências essenciais que a organização
reúne e integra para realizar seus negócios. São as competências que definem e personalizam
cada organização e constituem suas vantagens competitivas em um mundo de negócios
altamente concorrente e dinâmico. As competências essenciais devem apresentar as seguintes
características:
a) Serem vitais para o sucesso do negocio da organização;
b) Constituírem um agregado de características próprias, únicas e exclusivas da organização,
como cultura, conhecimentos, estilo de gestão etc;
c) Serem difíceis de copiar ou imitar graças às características individuais da organização
Competências funcionais de cada unidade da organização: são as competências que
cada unidade ou departamento da organização deve reunir e integrar para desenvolver suas
atividades com êxito.
Competências gerenciais: são as competências que cada gerente ou executivo da organização
precisa reunir a fim de assumir a responsabilidade de linha pela condução das pessoas por meio
de conceitos côo liderança, motivação, comunicação, desenvolvimento de equipes, etc.
Competências individuais de cada pessoa: são as competências que cada pessoa deve
reunir e integra para realizar seu trabalho com sucesso. Em geral, as competências individuais
estão relacionadas com a aprendizagem, solução de problemas, relacionamento inter-pessoal,
facilidade em trabalhar em equipe, etc.
Tabela 1.0