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Gestão de Pessoas nas Organizações

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As “Ondas de Transformação” (Toffler, 1980, p.24) apud Pereira (1995), evidencia momentos 

históricos de evolução da sociedade humana: a Revolução Agrícola (até 1750 D.C.), a Revolução 
Industrial dividida em três períodos: 1º período 1750 a 1870, 2º período 1870 a 1950 e 3º período a 
partir de 1950 e a Revolução da Informação a partir de 1970. Configurando cada período com seus 
modelos relacionados aos aspectos político, econômico, social, tecnológico e organizacional. 

A Revolução Agrícola caracterizada pela “Era Agrícola” (até 1750 D.C.) configurando a primeira 

onda tinha como base da economia a terra, os meios utilizados para produção eram através da força 
muscular humana e animal, e fontes renováveis (vento, chuva, etc.) a produção era basicamente 
artesanal e para subsistência. 

A Revolução Industrial caracterizada pelas “Eras Empresariais” (Maranaldo, 1989, p.60) apud Pereira 

(1995) evidencia os estágios da evolução empresarial, configurando a Segunda Onda de Transformação, 
com ênfase em seu modelo gestão próprio caracterizado cada período por Eras como: a Era da Produção 
em massa, a Era da Qualidade e em desenvolvimento a Era da Informação/Conhecimento. 

A Revolução da Informação caracterizada pela terceira onda O surgimento da Era da Informação, 

personalizada pela evolução da informática nas tecnologias de comunicação está influenciando os 
modelos de gestão, onde o uso de sistemas de informação atua como agente facilitador de mudança 
juntamente com o com comportamento das pessoas.

Os modelos de gestão são marcados por características próprias como: 

Era da Produção em Massa – Caracterizou-se pela ênfase da quantidade de produção e na 
padronização de bens, visando obter produtividade. A empresa não se preocupava com o 
cliente, havia a preocupação em determinar a especificação do produto, no processo na linha 
de montagem. Procurava-se atingir grandes volumes de produção a fim de para baixar o custo; 
Era da Qualidade – Caracterizou-se pela ênfase em buscar a satisfação do cliente. Através da 
filosofia da melhoria contínua dos processos. Desenvolveu-se uma gestão através de equipes, 
visando motivar e comprometer as pessoas com os resultados; 
Era da Informação/Conhecimento – Sua principal característica é ênfase a informação/
conhecimento, buscando a sobrevivência e sustentabilidade da empresa, numa economia 
cada vez mais globalizada, em um mercado cada vez mais competitivo. Procurando atender 
aos interesses de clientes, colaboradores, comunidade e acionistas, que exigirão da mesma 
concentração de esforços com foco de negócio específico.

1.6 - Tipos de Gestão

1.6.1 - Gestão Por Competências

Entre todas as mudanças que estão ocorrendo na moderna gestão de pessoas, provavelmente 

a mais abrangente é a forte tendência para deslocamento do foco nos cargos para o foco nas 
competências das pessoas. Isso significa que todo o processo de recrutar, selecionar, aplicar, 
avaliar, treinar, desenvolver, remunerar e incentivar as pessoas deixa de levar em consideração os 
requisitos dos cargos ocupados para deslocar-se para as habilidades e competências relevantes para 
a organização que as pessoas possuem e oferecem. 

Figura 1.5