Capítulo 1

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1.1 - Importância da Gestão de Pessoas

Não tem como dissertar sobre a importância do papel dos recursos humanos nas organizações sem 

nos retratar a um viés histórico, expondo que as pessoas nem sempre foram a principal preocupação 
das organizações. Exemplo disto é a o que a Administração Cientifica preconizava que o trabalhador 
ficava em segundo plano quando se tratava de produção. 

Figura 1.1

 Compreendemos que, com os estudos de Hawthorne, começa um prenúncio de mudança na 

relação das organizações para com seus funcionários, e a partir disto inicia-se vários estudos acerca 
da relação trabalhador x organização, tais como: Pirâmide de Maslow, Fatores de Herzberg, uma 
maior importância à teoria Y e X, e, num passado mais recente estudos sobre liderança, motivação, 
administração participativa entre outros. 

 A tendência do mundo corporativista nos dias atuais é a valorização das pessoas. Durante a 

revolução industrial o principal setor da empresa era o tecnológico, mas na atualidade percebe-se 
que vivemos outra realidade, onde o principal ativo das organizações são as pessoas que fazem parte 
do universo daquela organização, por meio do incentivo do capital intelectual humano. 

Os recursos humanos nas organizações têm função primordial dentro da sua estrutura. É perceptível 

que o capital humano das organizações é o setor mais importante e, a partir disto, percebe-se como 
os administradores devem focar suas atenções a este segmento interno da organização. 

Chiavenato (2003) conceitua que recursos humanos é uma área interdisciplinar que tem a capacidade 

de envolver inúmeros conceitos oriundos de varias áreas, por tratar diretamente com o ser humano, 
ou seja, indivíduos com personalidades diferentes, o que requer de qualquer especialista na área de 
recursos humanos uma experiência e um bom volume de conhecimento em diferentes áreas. 

Entende-se que hoje a globalização é preponderante para a mudança da sociedade, o que influencia 

diretamente na capacidade de informação adquirida pelas pessoas. Neste ponto de informação, é 
onde os recursos humanos realizam suas atividades, com a função de recrutar, estruturar, instruir e 
qualificar as pessoas. 

Os recursos humanos bem planejados deslocam toda importância da empresa para os funcionários, 

muito mais que pressão este fato gerador se dá pelo reconhecimento formal do quadro de pessoal, quando 
isso acontece o retorno é imediato, pois o colaborador trabalha pelo bem incondicional da empresa.