Capítulo 2

12

R

E

G - 
5

3

9

.4

1

8

 - C
O

PY
R

IG

H

T - B

0

0

1

Não procure a perfeição porque pode nunca ficar satisfeito com os resultados. Isso pode fazê-lo 

desperdiçar um tempo precioso no início e ficar com o cronograma apertado para as outras atividades. 
Entretanto, isto não deve ser desculpa para uma apresentação ruim. Mantenha algum tempo livre 
na sua programação para alterações inesperadas, você pode querer incluir uma nova ideia que lhe 
ocorreu após ter escrito o esboço da apresentação.

2.3 - Atenha-se ao Objetivo

Tempo é um fator crucial que determina o que você incluirá na sua apresentação. Após ter gasto 

muito tempo e esforço recolhendo dados, você poderá sentir-se tentado a usar todas as informações 
em sua apresentação.

Um dos grandes responsáveis pelo estado de nervos que o apresentador geralmente se encontra 

é quando o tempo previsto está se esgotando. As perguntas que você se faz no início da pesquisa o 
ajudarão a evitar esta situação.

Se você conhece  bem  assunto, ou fez uma grande pesquisa, terá muito a compartilhar com seu 
auditório, mas com muito pouco tempo para fazê-lo.

Para evitar correrias e ainda assim passar sua mensagem com eficiência mantenha-se focado. Para 

tanto, classifique as informações que conseguiu e filtre-as. Classifique os tópicos e as ideias abaixo 
de três títulos:

Essencial (deve ser incluído na apresentação de qualquer maneira);
Útil (ajuda a esclarecer, mas pode ser cortada);
É bom ter (material de suporte e deve ser o primeiro a ser filtrado).

Uma vez que você classificou o conteúdo nessas três categorias, é possível retirar as partes que 

não são essenciais ou úteis para transmitir suas ideias. Esta mesma técnica pode ser utilizada após 
você ter escrito e lido o segundo esboço do roteiro (ver próxima seção).

2.4 - Prepare um Script

É útil ter um script, mesmo se você não for ler palavra por palavra. Quanto mais confortável 

estiver com o tema, menos palavras serão necessárias no seu script. Se estiver bem seguro de seus 
conhecimentos, seu script pode ser reduzido a um pequeno resumo.

Escrever um roteiro é um processo de três estágios:

1 - 

Prepare um pequeno esboço.

2 - 

Junte um segundo esboço.

3 - 

Preste atenção à gramática e ao uso eficaz da linguagem.

Quando estiver preparando o primeiro esboço:

Comece desenvolvendo suas ideias dentro de uma história curta;
Confie em sua memória para começar a ver o que pode unir sem consultar suas anotações. Isto 
ajuda a clarear as ideias e a descobrir o quanto você sabe a respeito do assunto;
Consulte suas anotações quando não conseguir sair do lugar;
Tente encontrar quaisquer ideias que não conseguir obter;
Não se preocupe, nesta etapa, com o estilo ou em prestar atenção à gramática, pois isso 
atrapalha o processo do pensamento.

O segundo esboço requer uma abordagem mais detalhada. Olhe a estrutura do esboço e certifique-

se de que a transição entre as seções ou os tópicos flui suavemente. Se duas ideias consecutivas 
não estão relacionadas, a passagem de uma para outra é visível, a apresentação perde o fluxo e a 
continuidade. Encontre um elo ou um ponto em comum dessas ideias e insira entre elas.

Coloque todas as seções na ordem correta para facilitar a transição entre elas;
Acrescente as frases certas no início e no final de cada sessão para uma transição suave;
Leia o esboço em voz alta para sentir como fica.