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Prepare o Material de sua Apresentação
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viável em relação ao tempo. Se não, reduza as atividades e encontre alternativas. Certifique-se de que
você conseguirá a informação quando precisar dela. Por exemplo, ligue para a biblioteca para saber se
a informação que precisa está totalmente ou parcialmente disponível e onde mais poderia encontrá-la.
Solicitaram a você que fizesse uma apresentação sobre a qualidade da educação em sua região.
Escreva cinco fontes de informação que ajudariam você a montar sua apresentação. Então trace
um plano de como e quando é possível conseguir as informações. Você tem uma semana.
VOCÊ PRECISA ADMINISTRAR SEU TEMPO CUIDADOSAMENTE.
Verifique de quanto tempo você dispõe;
Faça um planejamento e cumpra-o;
Divida seu trabalho em tarefas pequenas e mensuráveis para que possa controlar bem o
tempo;
Desenhe um plano de ação no qual possa relacionar a tarefa com a localização geográfica
e em que momento do dia vai realizá-la. Verifique também os horários em que a biblioteca
estará aberta e a disponibilidade das pessoas antes de finalizar seu plana;
Liste todas as atividades claramente dentro de um cronograma com datas e tempo estimado
para completar a tarefa. Certifique-se de que deixou algum tempo livre, caso não consiga
cumprir o cronograma;
Deixe uma coluna vazia para ficar as tarefas conforme elas forem se completando;
Liste as alternativas, caso o plano inicial falhe;
Mantenha a informação do plano como mínima. Acrescente quaisquer outros documentos se
houver necessidade de mais detalhes.
Não é preciso transcrever integralmente as entrevistas. Peça permissão para gravar a conversa,
e faça pequenas anotações das idéias interessantes. Isto pode ajudá-lo a focar-se na parte
importante da entrevista mais tarde.
ARMAZENANDO DADOS:
Guarde as informações em arquivos com índices;
Se você tiver acesso a um banco de dados no computador, salve as informações lá e crie ícones
ou atalhos para localizá-las com facilidade. Contudo, um banco de dados não precisa estar no
computador, você poderá mantê-lo em uma pasta ou em um arquivo;
Alguns dadas têm formatos diferentes, ex.: fitas de entrevistas, fitas de vídeo, recortes de
jornais, etc. Mantenha-os em um arquivo apropriado com índice e faça referência a eles em
seu bando de dados.
2.2 - Selecione o Conteúdo
Uma vez reunida a informação, ponha-a em palavras e filtre o que não é essencial de ser dito.
Quaisquer informações que você conseguir, mesmo que não incluídas na apresentação, podem
ser úteis na hora em que estiver respondendo às perguntas.
Não complique sua vida, não comece por escrever a introdução. Deixe-a de lado até que tenha
decidido o conteúdo da apresentação. A introdução, então, se escreverá sozinha.
Após reunir as informações você estará familiarizado com o tema que irá apresentar e as ideias
começarão a surgir em sua cabeça. Faça uma sessão de livre associação de ideias e escreva-as em um
papel. Durante esta sessão aplique o processo a seguir:
Escreva os títulos dos tópicos aleatoriamente no papel;
Quando acabar os tópicos, volte na sua pesquisa e veja se encontra mais algum;
Em outro papel coloque os tópicos e agrupe as ideias abaixo deles;
Se não conseguir encontrar um lugar adequado para uma determinada ideia, deixe de lado.
Você encontrará o lugar certo mais tarde.