Capítulo 1

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Não hesite em fazer uma apresentação interativa se quiser. Leve-a como uma converso e peça 
sugestões; 
Quando for o caso, peça aos especialistas a confirmação de suas teorias e pressuposições. Use 
isso para conseguir o apoio deles.

Eventualmente, seu gerente, ou alguém superior a você, irá fazer a pergunta clássica: “Como vão 

as coisas?” Esta é uma oportunidade para você fazer uma apresentação de um minuto sem ajuda de 
recursos visuais. Naturalmente isso exige um estilo bem informal. Entretanto, seja breve, conciso e vá 
direto ao ponto. Se achar que seu chefe está muito ocupado e precisa de mais tempo para explicar o 
assunto, agende um horário com ele ou ela para discutir mais detalhadamente.

1.3 - Utilize a Linguagem Corporal

Quando você olha para as pessoas na rua, é interessante notar o quanto se pode falar sobre elas 

simplesmente observando a linguagem corporal.

Normalmente as pessoas formam uma impressão de você nos cinco primeiros minutos de um 
encontro. Quando estiver fazendo uma apresentação de uma hora, este é o tempo máximo, na 
maioria dos casos, para manter ou mudar esta impressão.

Sua expressão corporal está relacionada a esta impressão. As pessoas descrevem como 

“carismáticos” aqueles de quem gostam sem nenhuma razão aparente. Estas pessoas tendem a ser 
notadas assim que entram em uma sala. Isto se consegue principalmente pelo modo de falar e fazer 
as coisas.

Quando estiver fazendo uma apresentação, sua linguagem corporal deve refletir uma personalidade 

confiante, confiável e fidedigna com um bom senso de humor. Isso o ajudará a convencer melhor as 
pessoas. A seguir estão alguns indicadores de como usar sua linguagem corporal com eficiência.

Utilize suas mãos

Use suas mãos para convidar o auditório a aceitar sua opinião colocando as palmas para cima;
Mantenha suas palmas abertas e os dedos juntos quando movimentar as mãos, solte seus 
dedos em posição natural se sua mão estiver simplesmente solta na lateral do corpo;
Evite fechar suas mãos com firmeza, isto pode ser interpretado como agressivo;
Evite esfregar suas mãos, já que isso é um sinal de nervosismo;
Use um pequeno bastão para manter uma das mãos ocupadas, mas não o balance;
Apontar um dedo para o auditório pode ser interpretado como um sinal de aviso. Se não for 
esta a intenção, evite;
Coordene os movimentos de suas mãos com suas palavras.

Use expressões faciais e o contato visual

Utilize suas sobrancelhas para articular seus sentimentos.
Quando e/as se erguem, como se fizessem uma pergunta, indicam que você está convidando 
as pessoas a aceitarem sua sugestão. Quando franzirem, associado a um movimento de mãos 
apropriado, ajudará as pessoas a se concentrarem em uma ideia; unto com você;
Movimente sua cabeça e olhe as pessoas nos olhos. Não foque em uma pessoa só;
Olhe para as pessoas mesmo se elas não estiverem olhando para você. As pessoas tendem a 
olhar os recursos visuais que estão projetados bem atrás de você a maior parte do tempo. Às 
vezes, param de olhar e esperam que você olhe para e/as e não para um pedaço de papel na 
sua frente.

Controle seus movimentos

Restrinja seus movimentos aos necessários. Alguns apresentadores tensos tendem a dar 
pequenos passos para trás cada vez que olham para o auditório e se movimentam para frente 
quando olham as anotações ou para o projetor;
Encare o auditório, não o que está atrás de você. Se estiver utilizando algum equipamento de 
projeção, especialmente um projetor de s/ides, é muito importante não ficar olhando para trás 
para a imagem projetada. Isto fará com que você pareça nervoso e irritará as pessoas.