Capítulo 2

10

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As funções bases da atuação podem ser expostas através da tabela a seguir:

Tabela 2.1 - Tabela: característica da controladoria

Planejamento

Que visa observar se o plano que foi adotado faz sentido de acordo com 
o que é almejado. O plano em questão serve para o curto, médio ou 
longo prazo

Coordenação

Coordenando as atividades do planejamento, a ênfase financeira da 
controladoria fará com que as situações de não conformidade contábil 
sejam eliminadas ou corrigidas, visando melhores resultados e maior 
produtividade dos processos e colaboradores envolvidos.

Acompanhamento

Esta ênfase diz respeito ao trabalho de equipe, eliminando assim a visão 
limitada que existem que diz respeito da chefia não participativa. Desta 
forma, as falhas serão observadas num tempo menor dando condições 
para que os erros sejam eliminados e os processos envolvidos sejam 
otimizados.

Avaliação

Tudo o que for produzido demanda ser analizado por meio de avaliações 
específicas. A partir do momento que há uma comparação dos dados e 
dos indicadores, há a condição de ser criado um parâmetro para que este 
seja utilizado em estudos posteriores.

Informação

A informação é proveniente de dados. O que deve ser observado não é 
somente a capacidade de se interpretar os dados, mas sim a fidelidade 
dos dados que estão fornecendo estas informações. 

Motivação

A partir do momento que uma equipe está empenhada ao que se propõe 
como meta, os processos estando bem alinhados, ela terá facilidade 
de execução e ânsia para que seja alcançado o que foi estipulado pela 
gestão.

Figura 2.2- o Controller e a visão sistêmica. / Fonte: https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source
=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjkzZDbsczPAhWHWpAKHXLMArYQjRwIBw&url=http%3A%2F%2
Fblog.fipecafi.org%2Ftag%2Fprofissao-contabil%2F&bvm=bv.135258522,d.Y2I&psig=AFQjCNFlMuoI4SqAWyo6t1
eT_IjCqa9EOw&ust=1476056646914939

O Controller pode ser considerado o principal colaborador da controladoria. É ele quem dará as 

diretrizes para que a equipe execute as atividades que visam à exposição da realidade econômica da 
empresa. Vale ressaltar que um dos principais objetivos é a otimização da política financeira, onde os 
custos devem ser reduzidos sem claro, impactar nos níveis de qualidade que podem comprometer 
toda uma estrutura.