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A Controladoria
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Algo de suma importância à Controladoria é que a organização tenha definido as metas a serem
atingidas, pois a controladoria atuará como auxiliador e apontador de questões relacionadas à base
de qualquer planejamento. Observemos a tabela a seguir que trata da estrutura da controladoria nas
empresas em relação à área focada:
Tabela 2.0 - Estrutura da Controladoria nas Empresas. / Fonte: Borinelli (2006).
Contábil
Atividades relativas ao desenvolvimento da contabilidade
financeira: gerenciar atividades de contabilidade, realizar o
processamento contábil etc.
Gerencial estratégica
Prover informações de natureza contábil, patrimonial,
econômica, financeira e não financeira ao processo de gestão
como um todo.
Custo
Registrar, mensurar, controlar, analisar e avaliar os custos da
organização.
Tributária
Contabilidade Tributária: atender as exigências legais.
Proteção e Controle de Ativos
Prover proteção aos ativos: selecionar, analisar e contratar
opções de seguro.
Controle Interno
Estabelecimento e monitoramento do sistema de controles
internos.
Controle de Riscos
Identificar, mensurar, analisar, avaliar, divulgar e controlar os
riscos envolvidos no negócio.
Gestão da Informação
Conceber modelos de informações e gerenciar as informações
contábeis, patrimoniais de custos, gerenciais e estratégicas.
Outras
Auditoria, tesouraria, processo de gestão e controle interno.
2.1 - A Controladoria e o Processo de Gestão
Figura 2.1 - Controladoria e a abrangência de informações. / Fonte: https://www.google.com.br/
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A controladoria expõe a atuação do executor da área, conhecido como Controller. A atuação deste
profissional vai além de mera exposição dos conhecimentos pelos relatórios produzidos e requer
muitas habilidades provenientes de uma formação complexa: a interpretação de dados de forma
analítica, além da estatística funcional às necessidades de gestão organizacional.
A controladoria organizacional ficará a cargo de registrar, mensurar, controlar e analisar os custos
e questões relativas ao patrimônio da empresa. Caberá a este tão importante setor fazer com que,
como foi citado anteriormente, se transformar numa base sustentável para a tomada de decisões que
visam apresentar o mínimo possível de variação dos resultados e minimizar os erros de projeção ou
apresentação da realidade organizacional.