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A Controladoria

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Algo de suma importância à Controladoria é que  a organização tenha definido as metas a serem 

atingidas, pois a controladoria atuará como auxiliador e apontador de questões relacionadas à base 
de qualquer planejamento. Observemos a tabela a seguir que trata da estrutura da controladoria nas 
empresas em relação à área focada:

Tabela 2.0 - Estrutura da Controladoria nas Empresas. / Fonte: Borinelli (2006).

Contábil

Atividades relativas ao desenvolvimento da contabilidade 
financeira: gerenciar atividades de contabilidade, realizar o 
processamento contábil etc.

Gerencial estratégica

Prover informações de natureza contábil, patrimonial, 
econômica, financeira e não financeira ao processo de gestão 
como um todo.

Custo

Registrar, mensurar, controlar, analisar e avaliar os custos da 
organização.

Tributária

Contabilidade Tributária: atender as exigências legais.

Proteção e Controle de Ativos

Prover proteção aos ativos: selecionar, analisar e contratar 
opções de seguro.

Controle Interno

Estabelecimento e monitoramento do sistema de controles 
internos.

Controle de Riscos

Identificar, mensurar, analisar, avaliar, divulgar e controlar os 
riscos envolvidos no negócio.

Gestão da Informação

Conceber modelos de informações e gerenciar as informações 
contábeis, patrimoniais de custos, gerenciais e estratégicas.

Outras

Auditoria, tesouraria, processo de gestão e controle interno.

2.1 - A Controladoria e o Processo de Gestão

Figura 2.1 - Controladoria e a abrangência de informações. / Fonte: https://www.google.com.br/
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A controladoria expõe a atuação do executor da área, conhecido como Controller. A atuação deste 

profissional vai além de mera exposição dos conhecimentos pelos relatórios produzidos e requer 
muitas habilidades provenientes de uma formação complexa: a interpretação de dados de forma 
analítica, além da estatística funcional às necessidades de gestão organizacional.

A controladoria organizacional ficará a cargo de registrar, mensurar, controlar e analisar os custos 

e questões relativas ao patrimônio da empresa. Caberá a este tão importante setor fazer com que, 
como foi citado anteriormente, se transformar numa base sustentável para a tomada de decisões que 
visam apresentar o mínimo possível de variação dos resultados e minimizar os erros de projeção ou 
apresentação da realidade organizacional.