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Tipos de Logística
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Previsão de Demanda
As análises das futuras condições de mercado e previsão da demanda futura, são da maior
importância para a elaboração do Planejamento de Longo Prazo. Mesmo em indústrias que fabricam
produtos sob encomenda, onde não se faz nenhum estudo formal de previsão de demanda, a alta
direção pode fazer conjecturas sobre o estado da economia e o seu impacto nos negócios futuros da
empresa.
Segundo Buffa & Sarin (1987) as previsões de demanda podem ser classificadas em : longo prazo,
médio prazo e curto prazo.
Curto prazo
: estão relacionadas com a Programação da Produção e decisões relativas ao controle
de estoque.
Médio prazo
: o horizonte de planejamento varia aproximadamente de seis meses a dois anos.
Planos tais como : Plano Agregado de Produção e Plano Mestre de Produção se baseiam nestas
previsões.
Longo prazo
: o horizonte de planejamento se estende aproximadamente a cinco anos ou mais.
Auxilia decisões de natureza estratégica, como ampliações de capacidade, alterações na linha de
produtos, desenvolvimento de novos produtos, etc...
Previsões de demanda podem se basear em dados referentes ao que foi observado no passado
(previsão estatística) ou em julgamentos de uma ou mais pessoas (predição).
Um bom sistema de previsão deve ter boa acuracidade, simplicidade de cálculo e habilidade de
rápidos ajustes frente às mudanças.
Planejamento de Recursos de Longo Prazo
As empresas devem se preparar elaborando planos de longo prazo para dimensionamento de
suas capacidades futuras, através de estudos de previsão de demanda e objetivos formulados pelo
planejamento estratégico feitos pela alta administração, com a finalidade de se fazer a previsão dos
recursos necessários ( equipamentos, mão-de-obra especializada, capital para investimentos em
estoque ) que geralmente não são passíveis de aquisição no curto prazo.
Planejamento Agregado de Produção
Elabora-se com base no Planejamento de Longo Prazo, o Planejamento Agregado de Produção,
cujo resultado é um plano de médio prazo que estabelece níveis de produção, dimensões da força
de trabalho e níveis de estoque. O horizonte do Plano Agregado de produção pode variar de 6 a 24
meses, dependendo da atividade industrial.
O planejamento é feito em termos de famílias de itens, isto é, os produtos a serem produzidos não
são definidos de forma a terem uma constituição individual e completamente especificada, mas são
agregados formando famílias de itens semelhantes.
A atividade de planejamento agregado nem sempre é considerada de forma isolada como nesta
análise acadêmica. Particularidades de cada indústria, tais como previsibilidade da demanda e
alto nível de repetitibilidade dos produtos, fazem com que muitas vezes ela nem seja executada.
Neste caso, ela tende a ser absorvida pelo Planejamento Mestre da Produção que é uma atividade
subsequente e mais detalhada.
Planejamento Mestre da Produção
O Planejamento Mestre da Produção (PMP) é o componente central da estrutura global apresentada
na figura 3. Gerado a partir do plano agregado de produção, desagregando-o em produtos acabados,
guiará as ações do sistema de manufatura no curto prazo, estabelecendo quando e em que quantidade
cada produto deverá ser produzido dentro de um certo horizonte de planejamento. Este horizonte de
planejamento pode variar de 4 a 12 meses, sendo que quanto menor for o horizonte de tempo maior
será a acuracidade do PMP.
Resende (1989) lembra que quando existem diversas combinações de componentes para se obter
o produto, pode ser preferível elaborar o PMP com base em produtos de níveis intermediários.
Para Higgins & Browne (1992), o PMP é um elemento fundamental na compatibilização dos
interesses das áreas de Manufatura e Marketing.