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Administração da Produção

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Não é possível imaginar uma sociedade sem as organizações. Como confirmação, basta imaginar 

o despertar da manhã de hoje como ponto de partida. Desde o despertar, as pessoas têm intenso 
contato com os produtos e serviços que as organizações lhes oferecem, senão vejamos: as pessoas 
dormem sobre um colchão, que é um produto material, produzido em uma fábrica que é um tipo 
de organização. Se a noite foi fria, provavelmente foram utilizados cobertores que também foram 
produzidos em uma fábrica que, como já visto, trata-se de uma organização. Talvez o despertar 
aconteça por meio de um rádio relógio, um outro produto fabricado em uma organização do tipo 
fabril. 

1.4 - As Atividades das Organizações

As organizações são sistemas dinâmicos que estão em funcionamento constante para produzir os 

bens ou serviços a que se destinam. Tratam-se de sistemas integrados de atividades.

Todas as organizações, sem exceção, possuem pelo menos cinco atividades básicas: atividades 

mercadológicas, contábeis, de gestão de pessoas, logísticas, e atividades de produção. É possível 
fazer uma analogia entre uma organização e um animal. Existe uma infinidade de espécies de animais, 
porém as funções de respiração, digestão, circulação e movimentação acontecem em todos eles. Da 
mesma forma, existem inúmeros tipos de organizações, mas as seis atividades descritas anteriormente 
acontecem, em maior ou menor escala, em todas elas.

Atividades mercadológicas

São atividades ligadas à busca de demanda e incluem ações de marketing e vendas. Kotler (1998) 

define marketing como sendo um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtêm 
aquilo que necessitam e desejam por meio da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros. 
As atividades mercadológicas são praticadas com maior ou menor intensidade por qualquer tipo de 
organização, mesmo que não tenha fins lucrativos.

Uma associação de moradores de bairro tenta “vender” sua imagem, na busca por associados. Um 

partido político “vende” a imagem do candidato, na busca de votos para sua eleição. Uma faculdade 
“vende” sua imagem de responsabilidade e qualidade de ensino, buscando angariar alunos em 
época de vestibular e assim por diante. Atividades relacionadas à venda do produto ou à imagem da 
organização são atividades ligadas ao mercado, portanto, atividades mercadológicas.

Atividades contábeis

A função básica do contador é produzir informações úteis aos usuários da contabilidade para 

a tomada de decisões. As atividades de contabilidade abrangem três importantes áreas de uma 
organização:

Contabilidade financeira - também chamada de contabilidade geral, é exigida por lei para fins 
de fiscalização e apuração de impostos, além de ser um importante recurso para a avaliação de 
um empreendimento e da sua atratividade.
Contabilidade de custos - trata de informações voltadas ao cálculo dos custos dos bens ou 
serviços produzidos pela organização. A contabilidade de custos evoluiu, nas últimas décadas, 
de mera auxiliar na avaliação de estoques e lucros para uma importante arma de controle e 
auxílio às decisões dos gerentes.
Contabilidade gerencial - o profissional que atua na área da contabilidade gerencial é atualmente 
conhecido como controller. Na verdade, a função de controller na organização substitui a 
antiga função dos gerentes administrativos. O controller procura suprir a organização, e os 
demais gerentes que fazem parte dela, de um elenco de informações financeiras importantes 
para a tomada decisões.

As atividades contábeis são praticadas com maior ou menor intensidade pelos diversos tipos 

de organização. A associação de moradores de bairro, já citada como exemplo, precisa contabilizar 
suas receitas e gastos. O partido político também contabiliza as entradas e saídas de caixa de uma 
campanha política. Uma faculdade precisa acompanhar o recebimento de mensalidades dos alunos, 
que representam a entrada de caixa, e às diversas despesas necessárias ao seu funcionamento e assim 
por diante.

As atividades relacionadas ao controle das contas e informações financeiras da organização são 

classificadas como atividades administrativas financeiras ou atividades de contabilidade.